OCDE anuncia entrada da Costa Rica como 38º membro do grupo

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) anunciou nesta terça-feira (25) que a Costa Rica passou a ser membro do grupo, após convite oficial feito em maio de 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Agora, o chamado “grupo dos países ricos” conta com 38 nações participantes e quatro representantes da região da América Latina e Caribe. “A Costa Rica representará, sem dúvida, um novo farol para a OCDE na região”, afirma o Secretário-Geral da organização, Angel Gurría.

O anúncio encerrou um processo de adesão iniciado ainda em 2015, no qual o país passou por procedimentos internos para adequar legislação, políticas e práticas aos padrões de combate à corrupção da OCDE. Nesse período, a Costa Rica reformou a política de concorrência e fiscalização, redesenhou o sistema nacional de estatísticas e estabeleceu um registro de acionistas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A entrada no grupo é uma das ambições dos Brasil. O pedido foi feito em 2017, mas até o momento o País não atendeu aos pré-requisitos.

Comércio internacional do G-20 atinge níveis recordes no 1º tri, diz OCDE

O comércio internacional do G-20 atingiu níveis recordes no primeiro trimestre de 2021, informou a OCDE mais cedo nesta terça-feira. Segundo a entidade, as exportações e as importações cresceram 8% e 8,1%, respectivamente, no período, comparado com os três meses anteriores.

A OCDE destaca que, com exceção do Reino Unido, todas as economias do G-20 tiveram crescimento do comércio entre janeiro e março, ajudadas pelo enfraquecimento do dólar e a recuperação dos preços de commodities.

Ainda de acordo com a Organização, os preços de agricultura e óleos vegetais aumentaram 10% na mesma base comparativa, com os preços de metais perto de níveis de 2011.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A OCDE destaca que Argentina, Austrália, Brasil e África do Sul foram alguns dos principais beneficiários desse movimento.

(Com Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião