WhatsApp é multado por compartilhar dados com Facebook (FBOK34)

O WhatsApp recebeu uma multa de de 225 milhões de euros da Comissão de Proteção de Dados (DPC) da Irlanda. De acordo com o órgão, o aplicativo de mensagens violou a legislação europeia quando não informou aos usuários quais informações pessoais seriam compartilhadas com o Facebook (FBOK34).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Vale destacar que o Facebook é dono do WhatsApp.

Segundo o regulador irlandês, a decisão é resultado de uma investigação iniciada em dezembro de 2018, em que ficou definido que a plataforma de mensagens desconsiderou as obrigações de transparência previstas na lei europeia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A penalidade marca mais um capítulo do cerco de autoridades da União Europeia contra práticas de compartilhamento de dados de gigantes do setor de tecnologia.

Vale lembrar que em julho, a Amazon (AMZO34) foi alvo de uma multa de 746 milhões de euros em um caso semelhante ao do WhatsApp.

Veja também:

Facebook é alvo de nova ação do governo dos EUA com acusação de monopólio

O Facebook virou alvo de nova ação do governo dos EUA com acusação de monopólio. A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) iniciou em meados de agosto outro processo antitruste contra a companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A comissão reforçou alegações de que a empresa está abusando de uma posição de monopólio na mídia social. Por 3 votos a 2, a FTC alegou que o nova ação inclui mais evidências de que a gigante do Vale do Silício é monopolista.

A chefe da agência, Lina Khan, participou das deliberações e apoiou o processo, apesar dos pedidos do Facebook para que ela deixasse o caso.

A empresa alegou que o histórico de Khan de criticar grandes empresas de tecnologia tornava impossível para ela ser imparcial, mas funcionários da Comissão determinaram que não havia razão para que ela ficasse de fora do caso.

Cotação do FBOK34

Por volta das 15h40 dessa quinta-feira (2), o BDR do Facebook (FBOK34), negociado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), operava em queda de 2,75%, valendo R$ 69,32.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião