Facebook (FBOK34) supera marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado

O Facebook (FBOK34) ultrapassou pela primeira vez a marca de US$ 1 trilhão (cerca de R$ 4,93 trilhões) em valor de mercado nesta segunda-feira (28). A informação é da CNBC.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O feito aconteceu depois das ações da empresa de mídia social subirem 4,18% e fecharem a US$ 355,64 em Nova York. A valorização colocou o Facebook entre o panteão de big techs com capitalização de mercado superior a US$ 1 trilhão.

O resultado veio após uma decisão favorável de rejeitar uma acusação antitruste apresentada pela U.S. Federal Trade Commission e um conjunto de procuradores-gerais do estado.

A FTC processou a empresa em dezembro do ano passado sob o argumento de que o Facebook teria se engajado em uma estratégia sistemática para eliminar a concorrência e manter o monopólio por meio de aquisições, incluindo a do Instagram e do WhatsApp.

Um tribunal americano entendeu que a acusação falhou em provar a alegação e o poder de monopólio no mercado de redes sociais nos Estados Unidos da companhia.

Facebook avança a despeito da pressão regulatória

A empresa de Mark Zuckerberg fechou o pregão desta segunda-feira valendo US$ 1,008 trilhão, ainda longe da Apple (AAPL34), cujo valor de mercado equivale a cerca de US$ 2,25 trilhões.

Conforme dados da YCharts, reproduzidos pelo Yahoo Finance, a capitalização de big techs ficou assim:

  • Apple (AAPL34) – US$ 2,25 trilhões;
  • Microsoft (MSFT34) – US$ 2,02 trilhões;
  • Amazon.com (AMZO34) – US$ 1,74 trilhão;
  • Alphabet (GOGL34), a empresa-mãe do Google – US$ 1,70 trilhão;
  • Facebook (FBOK34) – US$ 1,01 trilhão.

O Facebook realizou a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em maio de 2012, quando estreou com um valor de mercado de US$ 104 bilhões.

Apesar do escândalo envolvendo o caso Cambridge Analytica e a pressão de autoridades antitruste, os papéis do Facebook conseguiram se recuperar à medida que a base de usuários das plataformas aumentava e a receita média por usuário crescia de forma constante.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião