Mudança climática é risco para o mundo, mas traz oportunidades, diz Yellen

A secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, participou nesta sexta-feira (23) de um evento da Bloomberg, no qual chamou atenção para os riscos da mudança climática para o mundo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Por outro lado, Yellen também enfatizou “as oportunidades” de negócios que o combate ao problema de mudança climática  pode gerar, e destacou o papel importante o setor privado para fazer os investimentos com esse fim.

A secretária do tesouro também ressaltou o papel da política tributária para incentivar essas mudanças. Como exemplo, ela afirmou que o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, almeja “acabar com subsídios” no setor de combustíveis fósseis – ela não citou prazos para isso.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na avaliação de Yellen, “há uma proliferação de esforços internacionais” na busca por investimentos sustentáveis, no quadro atual.

Também presente no evento virtual, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, elogiou a postura do novo governo americano, na semana em que este organiza um encontro de cúpula climático. “Só posso celebrar o fato de que os EUA estão de volta” na questão ambiental, comentou.

Investimentos na luta contra a mudança climática.

Na avaliação de Lagarde, ainda é preciso avançar mais na questão das informações, a fim de permitir avanços nos investimentos na luta contra a mudança climática.

Ela comentou que não há definições exatas para o que seria um “investimento verde” ou um “nem tão verde”, nem uma exatidão sobre os custos das emissões. Segundo ela, o BCE tem tentado avançar nessa questão da mudança climática, em seus trabalhos.

Já a comissária europeia para Estabilidade Financeira, Mairead McGuinness, defendeu que as empresas e governos deem o mesmo peso a informações sobre sustentabilidade que já dão a métricas financeiras consagradas, em suas decisões.

Ela comentou o esforço dentro da União Europeia para buscar uma resposta conjunta à questão ambiental. “Estamos todos indo na direção correta”, avaliou ela, ao falar sobre a postura do mundo sobre o tema, neste momento. “Vemos gargalos, mas também soluções”, afirmou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vale destacar que ontem (22), a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, também apontou que combater a mudança climática é um fator central para a estabilidade financeira e macroeconômica global.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião