Moody’s prevê alta da inadimplência em empresas de emergentes

A Moody’s informou nesta quinta-feira (30) que projeta um aumento no nível de inadimplência de companhias de mercados emergentes enfraquecidos em 2020 e 2021.

A agência de classificação de riscos comunicou que a expectativa é resultado dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) que dificultam a atividade comercial. “A disseminação global do coronavírus tem levado ao fechamento de negócios e restrições às interações sociais em muitos países”, informou a Moody’s em relatório.

Veja também: Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais. 

Dessa forma, a Moody’s espera que a taxa de inadimplência de grau especulativo de 12 meses para empresas de emergentes registra alta em 2020. Para a agência, o indicador deve subir para a faixa entre 7,8% a 11,2%, até o final de 2020, frente a mínima de 2,2% no mês de março.

Conforme dados do documento, para o ano seguinte, a Moody’s estima que a taxa avance ainda mais no mês de março, para o intervalo de 8,3% e 13,7%.

“O colapso da demanda agregada doméstica e da demanda de exportação enfraqueceu a lucratividade e a liquidez das empresas de mercados emergentes”, destacou a Moody’s.

De acordo com a agência, governos de mercados emergentes, que apresentavam baixa classificação, não estavam preparados para administrar uma grande crise de saúde pública. O documento ainda salientou que os esses países apresentavam capacidade fiscal e monetária limitadas para realizar estímulos às suas economias.

Além disso, a Moody’s projetou que os preços do petróleo devem provavelmente persistir durante 2020. Segundo a agência, isso deve adicionar pressão aos países exportadores da commodity.

Moody’s reduz perspectiva sobre setor bancário brasileiro

A Moody’s reduziu, no último dia 17 de abril, de “estável” para “negativa” sua perspectiva para o setor bancário brasileiro . A redução foi motivada pelos impactos “sem precedentes” da pandemia.

Saiba mais: Moody’s reduz para ‘negativa’ perspectiva sobre setor bancário brasileiro

Além disso, segundo a Moody’s os bancos assistirão a uma redução em suas capacidades operacionais nos próximos 12 a 18 meses. Através de um relatório enviado aos clientes, a vice-presidente sênior da agência, Ceres Lisboa, também informou que a queda inesperada na economia, o declínio da renda familiar, assim como o aumento do desemprego vão pressionar a qualidade de ativos dos bancos e reduzir a capacidade de pagamento dos tomadores de crédito, o que elevará a inadimplência e os custos de crédito.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião