Ministério tem se esforçado para reduzir “fábrica de desigualdade”, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a equipe econômica tem se esforçado para remover uma “fábrica de desigualdades”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A fala de Guedes ocorreu quando ele apresentava seu projeto de reforma tributária, que está sendo avaliado na Câmara. “Estamos removendo essa fábrica de desigualdades, que foi o governo. O governo sempre tributou muito e sempre tributou mal”, afirmou ao sair da reunião do Conselho de Saúde Suplementar, no Ministério da Saúde.

Guedes enfatizou que, com a proposta, mais de 5 milhões de empresas vão pagar menos impostos, assim como 32 milhões de declarantes assalariados.

Por outro lado, com a inclusão da impostos sobre dividendos, a ideia do governo, de acordo com ele, é tributar o rendimento de capital. Há 25 anos, reforçou nesta quinta, esses investidores não pagavam impostos.

Fábrica de desigualdades era a previdência, segundo Guedes

Na Previdência, (o governo) fabricava desigualdades. No crédito público, dando dinheiro para campeões nacionais, fabricava desigualdades. Essa foi a primeira recuperação econômica em 48%, que foi para pequenas e medias empresas. No regime tributário também fabrica dificuldades, justamente quem ganha mais e vivia de rendimentos não pagava impostos”, disse o ministro.

Guedes aproveitou para agradecer “ao excelente trabalho de coordenação” feito na Câmara pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e também a atuação do relator da matéria, Celso Sabino (PSDB-PA).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ele acrescentou que o governo está ciente de que o projeto pode sofrer alterações, e não ser aprovado na íntegra.

“Da mesma forma que aconteceu na reforma da Previdência. Isso é a democracia. Você chega com a proposta e sofre alteração”, comparou, lembrando que até partidos da oposição fizeram mudanças no texto original, mas que o resultado foi de uma votação expressiva.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Guedes considerou ainda que, após passar pela Câmara, o texto ainda seja objetivo de revisões. “Ainda é possível que haja um ajuste ou outro porque agora vai para o Senado. Vivemos em democracia, aceitamos sempre resultado do Congresso”, garantiu.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião