Ministério da Justiça: DOU confirma André Mendonça como novo ministro

O Ministério da Justiça e Segurança Pública será chefiado pelo até então líder da Advocacia-Geral da União, André Mendonça. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (28).

Desde a última sexta-feira (24), quando Sergio Moro renunciou ao cargo, a vaga no Ministério da Justiça estava vaga. Na AGU, Mendonça será substituído por José Levi Mello do Amaral Junior, que estava no cargo de procurador-geral da Fazenda Nacional.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais

Também há a confirmação da nomeação de Alexandre Ramagem no DOU. Ele era chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e ficará no lugar de Maurício Valeixo, como diretor-geral da Polícia Federal.

No último domingo (26), chegou a se falar que o atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Antonio de Oliveira Francisco, deveria ser anunciado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, como o substituto de Sergio Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A escolha do novo diretor-geral da Polícia Federal também já havia ventilado pelos principais sites de notícias. Alexandre Ramagem, que estava na diretoria da Agência Nacional de Inteligência (Abin), era o principal nome para assumir o cargo deixado pelo delegado Valeixo, que foi exonerado pelo presidente na última quinta-feira (23). É importante salientar que a saída de Valeixo acarretou também na renúncia de Sergio Moro.

Veja também: Sergio Moro pede demissão após saída de diretor-geral da PF

O cargo que está, agora, sob a responsabilidade de André Mendonça foi de Sergio Moro durante um período de um ano e três meses, no governo do presidente Jair Bolsonaro. Em seu início no Ministério da Justiça, Moro falou que Bolsonaro prometeu “carta branca” para ele combater o crime organizado e a corrupção, o que no final não foi cumprido pelo presidente.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião