Na onda do Nubank (NUBR33), Mercado Pago cria “reservas” para separar recursos

A nova das fintechs está aqui: a criação de “pastas” para que os clientes guardem dinheiro de forma organizada, majoritariamente rendendo pelo CDI. O Mercado Pago anunciou nesta quarta-feira (5) que passou a permitir que os seus clientes da conta digital separem os recursos depositados de acordo com os objetivos de utilização para cada parte.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Nomeada “Reservas”, a novidade traz divisões em três categorias: organização, pé-de-meia e emergências. As três permitem fixar valores a alcançar e organizar as finanças para as despesas mensais, por exemplo.

Segundo a fintech, os recursos continuam rendendo da mesma forma que nos depósitos “originais”, e é possível resgatá-los a qualquer momento, em todos os dias da semana. A conta do banco digital paga 100% do CDI sobre os valores depositados.

“A gente constrói uma ferramenta para que as pessoas possam, cada vez mais, administrar seu dinheiro“, diz Ignacio Estivariz, diretor do Mercado Pago para pessoas físicas.

Outras fintechs e neobancos estão desenvolvendo seus próprios métodos de organização de dinheiro em diferentes “pastas”. Por exemplo, o Nubank (NUBR33), que criou as “Caixinhas”. Boa parte do movimento se deve à demanda dos clientes. “Quando você pergunta às pessoas que tipo de ferramentas querem, muitas vezes elas falam da dificuldade de administrar suas finanças”, afirma Estivariz.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

De acordo com o diretor, além de guardar, os clientes do Mercado Pago também querem manter a rentabilidade e a flexibilidade para a retirada do dinheiro. Neste sentido, a companhia vê mais vantagens que a poupança (que rende abaixo do CDI), e que aplicações com liquidez a prazo.

O executivo destaca que boa parte dos clientes tem poupança, e que, para muitos, a caderneta sempre foi o principal produto financeiro. “Você introduz a conta digital, e ele vai conseguindo ter um produto que rende mais.” Segundo ele, a conta é uma porta de entrada, e depois de um certo tempo, os usuários começam a buscar outros produtos financeiros, inclusive de investimento.

No mês passado, o Mercado Pago disponibilizou por tempo limitado um CDB com rendimento de 200% do CDI e resgate na semana da Black Friday, em novembro, de olho no potencial de compras dos clientes no Mercado Livre durante as promoções.

No final do segundo trimestre, o Mercado Pago tinha 17,3 milhões de usuários da conta digital. A fintech não revela o volume de depósitos.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião