Méliuz (CASH3): analistas veem “horizonte de melhoras” para ações, mas 2T23 fraco; veja motivos

A Méliuz (CASH3) irá reportar o seu resultado do segundo trimestre de 2023 (2T23) na próxima terça-feira (06). Para os analistas da Genial Investimentos o resultado deverá ser fraco, devido a má performance do e-commerce. No entanto, a Genial recomenda manter as ações com perspectivas de melhora.

“Esperamos um resultado fraco para esse trimestre, devido à má performance da vertical Shopping Brasil, influenciada pelo fraco desempenho do e-commerce”, dizem os analistas.

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Com isso, a Casa projeta uma receita para Méliuz de R$ 56,3 mi, queda de 13,4% em comparação ao último trimestre e alta de 1,1% na base anual. Em relação aos demais segmentos, os analistas esperam uma performance em linha com o 1T2.

Já no segmento financeiro, a equipe da Genial aponta que ainda não teremos resultados da parceria com o banco BV. “Estamos otimistas quanto aos benefícios que a parceria pode trazer para o Méliuz.”

É projetado uma receita líquida de R$ 97,6 milhões, alta de 23,4% na comparação anual. Um dos pontos destacados pelos analistas é a melhoria nas operações da Méliuz, especialmente considerando a perspectiva após a separação da Bankly.

Méliuz: companhia está em busca do seu break-even, aponta analistas

Segundo a Genial, a Méliuz nos últimos trimestres vem adotando medidas para diminuir custos e despesas em busca do break-even (ponto de equilíbrio). “Para isso, a empresa tem se esforçado para diminuir as suas despesas de cashback e efetuou uma rodada de demissão no início do ano, o que deve beneficiar a empresa nesse trimestre.”

No entanto, é possível que a empresa seja impactada por itens não recorrentes relacionados aos custos da transação do Bankly.

Com isso, a Genial recomenda manter as ações, com preço-alvo em R$ 10.

Méliuz reverte prejuízo e tem lucro de R$ 7,6 mi no 1T23

A Méliuz reportou lucro líquido recorrente de R$ 7,6 milhões no primeiro trimestre de 2023. Esse resultado reverte o prejuízo de R$ 6,4 milhões reportado um ano antes. No critério consolidado, a companhia registrou prejuízo líquido de R$ 11,9 milhões, piora de 81% ante os R$ 17,1 milhões negativos dos três primeiros meses de 2022.

O Ebitda recorrente da Méliuz (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou negativo em R$ 1,5 milhões, uma melhora de 91% quando comparado a igual intervalo do ano passado. Já o Ebitda consolidado atingiu R$ 28,4 milhões negativos, piora de 66% na mesma base comparativa.

Os números consolidados desconsideram o Bankly, os itens extraordinários e despesas excluídas após o acordo comercial.

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Entre janeiro e março de 2023, a receita líquida da Méliuz total atingiu R$ 98,7 milhões, aumento de 10% em relação aos R$ 90 milhões reportados um ano antes.

Já o GMV (valor bruto de mercadoria) somou R$ 1,246 bilhão, recuo anual de 12%. No release de resultados, a empresa destaca a desaceleração do e-commerce, potencializada pelo pedido de recuperação judicial das Lojas Americanas. O TPV também cedeu, com baixa de 23%, para R$ 587 milhões nos três primeiros meses de 2023. mudança de estratégia

Empresa muda estratégia

“Em contrapartida, tivemos sucesso em direcionar o fluxo das Lojas Americanas (AMER3) para outros parceiros dentro do ambiente Méliuz, mitigando os impactos da desaceleração nas vendas”, diz ainda a companhia.

O net take rate (que é a taxa líquida de serviço) da companhia ficou em 2,2%, 0,2 ponto porcentual acima da taxa da registrada um ano antes. O take rate ficou em 6%, queda de 0,3 p.p. O recuo reflete a mudança de estratégia da companhia em reduzir as campanhas com aumento de cashbacks que tinham menores margens, segundo o release de resultados.

O número total de contas totais da Méliuz subiu 23% na comparação anual, para 29,4 milhões.

Cotação

No fechamento da última sexta-feira (4), as ações da Méliuz tiveram alta de 2,71%, cotadas em R$ 9,49.

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Vinícius Alves

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