Maior usina nuclear da Europa é bombardeada em Zaporíjia, na Ucrânia

A Usina nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia, foi bombardeada na madrugada de sábado (19) para domingo (20), segundo informações da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), das Organização das Nações Unidas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A agência relatou ‘fortes explosões’ na usina nuclear, que não teve autoria do ataque confirmada. O exército da Rússia acusou a Ucrânia pelo bombardeio.

Em nota, o exército comandado por Vladimir Putin disse que forças ucranianas dispararam “20 projéteis de grande calibre” na usina nuclear.

Atualmente a área nuclear está sob controle russo, já que a nação liderara por Putin realiza ofensiva em território ucraniano desde meados de fevereiro, reivindicando mais anexações.

“As notícias de nossa equipe ontem e nesta manhã são extremamente perturbadoras”, disse o chefe da agência nuclear da ONU, Rafael Grossi, em um comunicado.

“Explosões ocorreram no local desta grande usina nuclear, o que é completamente inaceitável. Quem quer que esteja por trás disso deve parar imediatamente. Como eu já disse muitas vezes antes, vocês estão brincando com fogo!”, seguiu.

Moscou, que domina o território da usina, alegou que os níveis de radiação estão dentro da normalidade.

Atualmente, segundo informações da Reuters, a usina de Zaporíjia possui seis reatores VVER-1000 V-320 refrigerados a água. Os reatores foram projetados por soviéticos e contém urânio 235, que tem uma meia-vida de mais de 700 milhões de anos.

Os reatores estariam desligados, mas existe o risco de o combustível nuclear superaquecer se a energia que aciona os sistemas de resfriamento for cortada.

O Ministério da Defesa da Rússia também disse que a Ucrânia disparou projéteis contra as linhas de energia que abastecem a usina.

“Eles bombardearam não apenas ontem, mas também hoje, estão bombardeando agora”, disse Renat Karchaa, assessor do CEO da Rosenergoatom, à Reuters, citando que ataques no local representam ameaçar à segurança nuclear.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Usina nuclear já foi alvo de ataques antes

Desde o início da Guerra da Ucrânia, os exércitos de ambos os lados acusam um ao outro pela autoria de ataques.

As acusações vêm sempre com o alerta de que os ataques podem vir a causar um acidente nuclear, dado o tamanho da usina nuclear. A energia gerada pela usina é cerca de 20% do total consumido pela população ucraniana no período antes da guerra. A unidade funcionou com geradores reserva por diversas vezes, dado o cenário de conflito militar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/1420x240-Minicurso-FIIS.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião