Magazine Luiza (MGLU3) e IPCA: Confira os principais eventos da semana

A segunda semana de março trará eventos coporativos importantes, como os resultados do quarto trimestre do Magazine Luiza (MGLU3), da Marfrig (MRFG3) e da Eletrobras (ELET3). No cenário macroeconômico, entre os principais eventos da semana, estão os números de inflação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O mercado vai ficar de olho na primeira prévia do índice de inflação IGP-M mensal, na quarta-feira, e no IPCA mensal, na quinta-feira. Os números saem uma semana antes da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a Selic, e a inflação é um fator que pesa bastante na decisão.

Além disso, os investidores ficarão atentos a mais uma oferta de ações no Brasil, com a precificação da Agrogalaxy, na quarta-feira. A estreia dos papéis está marcada para a sexta-feira.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Outro destaque da semana é o início da discussão da PEC Emergencial na Câmara dos Deputados, que deve ocorrer na segunda-feira. Ao mesmo tempo, ficará no radar o noticiário sobre o pior momento da pandemia no Brasil, que poderá registrar a chocante marca de 3 mil mortes pode dia nesta semana e na próxima.

Outro destaque fica por conta do Caged Mensal, na terça-feira, com dados sobre emprego no Brasil.

De olho na PEC Emergencial

Aprovada na última quinta-feira (4) pelo Senado, a PEC Emergencial pode começar a ser discutida em Plenário pelos deputados.

Ela permite ao governo federal pagar um auxílio emergencial em 2021 com R$ 44 bilhões por fora do teto de gastos e impõe mais rigidez para a aplicação de medidas de contenção fiscal, controle de despesas com pessoal e redução de incentivos tributários.

A duração do novo auxílio, sua abrangência e o valor individual ainda serão definidos pelo Poder Executivo. O assunto costuma esquentar os ânimos do mercado, em meio ao receio de que o governo agrave ainda mais o desequilíbrio das contas públicas.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Balanços então entre os principais eventos da semana

Confira alguns dos resultados que serão divulgados nesta semana:

Investidores acompanham dados internacionais

No front internacional, os investidores acompanham o PIB trimestral do Japão na segunda-feira, e da zona do Euro na terça-feira. Já na China, o índice de preços ao consumidor sai na terça-feira.

O índice de preços nos EUA será conhecido na quarta-feira, assim como a variação dos estoques de petróleo da EIA.

Destaque ainda para a divulgação da taxa básica de juros pelo Banco Central Europeu, na quinta-feira. Também chama atenção o PIB do Reino Unido, a ser divulgado na sexta-feira.

Além disso, o mercado vai repercutir no início desta semana a decisão do Senado dos Estados Unidos, que aprovou neste sábado o plano de alívio do presidente Joe Biden contra os efeitos do coronavírus no valor de US$ 1,9 trilhão. Agora, o projeto precisa voltar à Câmara dos Deputados, e o andamento do assunto ficará entre os principais eventos da semana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião