Locaweb (LWSA3) tem queda forte após balanço do 3T21, mas analistas veem alta de até 75%

Em um pregão com alta acima de 2%, as ações da Locaweb (LWSA3) estão entre as maiores baixas nesta quinta-feira (11). O motivo é o resultado trimestral da companhia, divulgado na véspera, com margens preocupantes – apesar do avanço na receita.

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No balanço da Locaweb, a companhia anotou um prejuízo líquido de R$ 3,7 milhões no terceiro trimestre de 2021, revertendo o lucro líquido de R$ 7,8 milhões apurado em igual período do ano passado. Desse modo, a última linha do resultado financeiro encolheu 147%.

Na base ajustada, a companhia de software apresentou lucro de R$ 25,6 milhões de julho a setembro deste ano, um aumento de 96,5% nos últimos 12 meses.

No segmento de commerce, as vendas atingiram R$ 106 milhões, um aumento de 162% no comparativo anual, ao passo que no segmento BeOnline/SaaS, as vendas atingiram R$ 103,5 milhões, um aumento de 20,4% na mesma base.

Esses dados, relativamente positivos – apesar da queda no resultado operacional consolidado -. fazem com que a XP mantenha recomendação de compra com preço-alvo de R$ 30 por ação, ante R$ 20,80 atuais.

“A Locaweb reportou resultados sólidos no terceiro trimestre, com um crescimento forte de receita. O forte desempenho da receita líquida foi impulsionado principalmente pelo crescimento de + 162,3% A/A no segmento de commerce. Destacamos a aceleração no ritmo de adição de novas lojas no 3T21 mesmo com a reabertura da economia, contribuindo para o aumento da participação do segmento na receita total. Mesmo acreditando que a empresa está bem posicionada para melhorar sua lucratividade, é interessante ficar de olho no EBITDA para os próximos trimestres, especialmente nas empresas recentemente adquiridas”, dizem os analistas da corretora.

“A nossa nova estimativa para receita líquida de 2021 é de R$ 777 milhões e, para 2022, R$ 1,186 bi. Permanecemos otimistas com as perspectivas futuras da companhia, uma vez que ainda vemos espaço para uma consolidação de mercado, dada a posição sólida de caixa, enquanto acreditamos que a Locaweb possui o ecossistema digital completo para ser capaz de capturar e reter PMEs no canal digital”, completam Bernardo Guttmann e Marco Nardini.

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BTG reitera otimismo, mas vê “lucratividade sob pressão” para Locaweb

Também com recomendação de compra, a área de Equity Research do BTG Pactual (BPAC11) vê um resultado “misto, com bom crescimento, mas lucratividade sob pressão”.

A área de análise do banco de investimento vê um target de R$ 22,50 para os próximos 12 meses, com upside mais curto em relação ao horizonte visto pela XP.

Apesar disso, os analistas da casa, Osni Carfi e Carlos Sequeira, também destacam o crescimento no segmento de commerce como uma vantagem competitiva e um fator que pesa na balança.

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“Apesar da desaceleração geral no e-commerce devido às difíceis composições do ano passado, acreditamos que a Locaweb deve superar seus pares listados – já que a empresa quase triplicou sua base de clientes desde o início de 2020 e ainda tem ‘crescimento represado’. O GMV da empresa cresceu 43,7% no comparativo anual, desacelerando de + 65% a/a no 2T21, mas crescendo em um ritmo mais rápido do que outros players listados”, analisa o relatório.

Apesar disso, são citados os custos para esse crescimento, que devem vir em conjunto com a alta do Custo de Aquisição do Cliente (CAC) já observado.

“As margens foram impactadas principalmente por vendas e marketing, despesas e M&A (que têm margens próximas de zero ou mesmo negativas). Segundo o resultado, excluindo as fusões e aquisições, as margens teriam encolhido 380 bps”, diz o BTG.

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Goldman Sachs vê maior upside em LWSA3

Com uma receita vinda do commerce em “tendência de forte crescimento”, o Goldman Sachs reitera recomendação de compra, vendo R$ 35 para cada papel ordinário da companhia, maior aposta da mesa.

Da mesma forma que o BTG, os analistas da casa frisam a malha de M&As como um fator relevante para o futuro da empresa.

“A margem EBITDA ajustada continua a ser afetada pela consolidação de aquisições recentes (como foi o caso no 1S21), que tendem a ter margens iniciais mais baixas – excluindo este efeito, teria sido de 24,5% (-380 bps a / a em aumento das vendas e despesas de P&D para o comércio)”, dizem os analistas Diego Aragao, Vitor Tomita e Joao Dutra.

“Em relação à nossa estimativa, a receita foi parcialmente impulsionada por diferenças nas premissas de amortização, apesar da perda de EBITDA, menores receitas de ganhos financeiros líquidos e maiores impostos contabilizados no 3T21”, concluem sobre a Locaweb.

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Eduardo Vargas

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