Kirkbi, dona da Lego, e Blackstone devem comprar concorrente da Disney

A controladora da Lego, a dinamarquesa Kirkbi, realizou uma parceria com com a empresa de private equity norte-americana Blackstone Group, e com o administrador de fundos do Plano de Pensão do Canadá, CPPIB, para adquirir o britânico Merlin Entertainments. As informações são do “Valor Econômico”.

O acordo entre a dona da Lego, a Blackstone e o CPPIB avaliam o Merlin em 4,7 bilhões de libras esterlinas. Por sua vez, o Conselho de Administração da britânica concordou com a proposta feita pelos parceiros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

A Kirkbi já possui cerca de 30% dos papeis da Merlin. Após a aquisição, a dinamarquesa deve aumentar sua fatia para 50%. Assim, a Blackstone e o CPPIB devem deter a outra metade.

Com as negociações de venda da Merlin Entertainments, a cotação da ação da britânica subia 13,70% a R$ 449,10 libras esterlinas na tarde desta sexta-feira (28). A empresa está listada na Bolsa de Valores de Londres.

Conheça o Merlin Entertainments

Merlin Entertainments é dono dos parques de diversão da Lego, os Legolands, da roda-gigante London Eye e dos museus de bonecos de cera Madame Tussauds.

Saiba mais – Disney conclui compra da 21st Century Fox por US$ 71,3 bilhões

Além disso, também é a maior companhia do segmento de parques de diversão da Europa. Em âmbito mundial, o Merlin perde apenas para a The Walt Disney Company.  No total, opera 130 atrações em 25 países.

O Merlin expandiu suas operações abrindo mais atrações na Ásia e na América do Norte. Em adendo, transformou alguns de seus parques em resorts.

Em 2018, 67 milhões de pessoas visitaram as operações do Merlin. Deste modo, a gigante dos parques de diversão obteve receita de 1,65 bilhão de libras esterlinas. São 28 mil funcionários empregados durante a alta temporada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Legoland deve receber mais investimentos da Lego

A Kirkbi tem participação de 75% na Lego. A compra do Merlin permitirá que as empresas trabalhem mais próximas no desenvolvimento de produtos e marcas, conforme a Lego. Assim, novos investimentos devem ser feitos na Legoland pela Lego.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião