Itaú (ITUB4) vai expandir atuação em seguro garantia com compra da Avita

O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou a compra da corretora Avita, que atua no campo de emissão de seguro garantia judicial, nesta sexta-feira (9).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A aquisição deverá acontecer realizada em duas etapas:

  1. O Itaú Unibanco vai obter 80% do capital social da Avita, sob controle pela Prisma Capital, mantendo 20% com os sócios-fundadores;
  2. Após cinco anos, o banco pagará pela participação remanescente.

A Avita atualmente é uma das líderes no mercado de emissão de seguro garantia judicial.

Em nota, o Itaú (ITUB4) afirma que não haverá mudança na liderança da companhia, mantendo os sócios-fundadores da Avita em operação.

A gestão dos negócios da Avita continuará autônoma, e a corretora deverá manter suas relações comerciais com outras instituições, de modo a ampliar ainda mais a sua participação de mercado na distribuição de seguros nos próximos anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Aquisição da Avita pelo Itaú (ITUB4)

A Avita foi fundada em 2019 e possui uma plataforma aberta online de cotação dessa modalidade de seguros, onde clientes podem fazer a emissão, a gestão e o controle de vencimentos, renovações e cancelamento de apólices emitidas por diversas seguradoras parceiras. Seu foco é a desburocratização da cadeia de emissão de garantias para empresas, com redução dos custos operacionais e financeiros dos clientes na contratação e gestão de apólices.

“Entre os principais objetivos do Itaú Unibanco com a aquisição está a possibilidade de contar com a tecnologia inovadora da plataforma de gestão de seguros da Avita, que permitirá ao banco expandir a distribuição de seguro nas modalidades de garantia e linhas financeiras para clientes do Itaú BBA (as maiores corporações do país) e, no futuro, também para clientes Itaú Empresas”, destaca o banco.

A Avita tem integração com plataformas de gestão e ERPs jurídicos e captura informações dos principais tribunais brasileiros, permitindo aos clientes acompanhar o andamento dos processos e suas necessidades de seguro em tempo real.

O diretor de Seguros do Itaú Unibanco, Eduardo Domeque, destaca que o negócio acontece em um momento em que o mercado intensifica a busca e contratação do seguro garantia. “Trata-se de uma tendência importante, e por isso vemos esse movimento como estratégico para ampliar nossa atuação em plataforma digital aberta de seguros e levar aos nossos clientes produtos e serviços de ponta, gerando engajamento cada vez maior com o banco”, diz.

A conclusão da operação ainda deverá passar pela aprovação dos órgãos reguladores competentes.

Com informações de Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião