IPCA, IBC-Br e Magazine Luiza (MGLU3): os principais eventos da semana

Após o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, avançar na primeira semana de maio, a segunda semana contará com indicadores importantes, que devem ditar como está a economia brasileira no cenário macro e também a movimentação do mercado. Entre os eventos da semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, na terça-feira (11), o IPCA de março, e o Banco Central publica, na quinta-feira (13), a leitura do IBC-Br, considerado a prévia do produto interno bruto (PIB), do mesmo mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

   

Além disso, entre os eventos da semana, há também uma série de balanços trimestrais de grandes companhias. Magazine Luiza (MGLU3), Via Varejo (VVAR3) e Oi (OIBR3) são alguns dos nomes que publicam seus balanços.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/9147f796-relatorio-magalu-2.0-2.png

Lá fora, chama a atenção a inflação dos Estados Unidos bem como a publicação do relatório JOLTS com os dados do mercado de trabalho do mesmo país.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Confira os principais eventos da semana:

IPCA de março é destaque entre eventos da semana

O IBGE divulga na terça-feira, às 9h, os dados da inflação no Brasil em março. Em fevereiro, o índice avançou 0,93%, acumulando alta de 6,10% nos últimos 12 meses – acima do teto da meta da inflação estipulada pelo Governo Federal para 2021, que é de 5,25%.

A divulgação do IPCA é um destaque ainda maior entre os eventos da semana pois acontece enquanto o Banco Central e o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) se movimentam para frear a alta da inflação, tendo, recentemente, elevado a taxa Selic pela segunda vez consecutiva.

Ata do Copom

Após elevar o juros na última semana em 75 pontos base, para 3,50% ao ano, o Banco Central publica nesta terça a ata da reunião do Copom, que traz mais informações sobre a visão das autoridades monetárias do país sobre o cenário econômico atual e também suas perspectivas.

O comitê já sinalizou que na próxima reunião, marcada para junho, deve repetir o movimento altista. Além disso, as autoridades afirmaram que trabalham com a projeção de um IPCA em 5,10% neste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

 

Banco Central divulga IBC-Br

Na quinta-feira às 9h, o Banco Central do Brasil publica o IBC-Br de março. O mercado aguarda para ver como virá a “prévia do PIB” em um momento em que as restrições às mobilidades se acentuaram no Brasil, por causa do avanço da covid-19. Em fevereiro, o índice conseguiu registral uma alta de 0,98% ante janeiro.

Nos Estados Unidos, emprego e inflação

O mercado acompanha também, entre os principais eventos da semana, as divulgações dos Estados Unidos – o relatório de empregos da JOLTS, publicado na terça-feira às 11h, traz como a economia americana está reagindo em meio ao declínio dos casos de covid-19 no país, ao avanço da campanha de vacinação e aos estímulos econômicos.

Ao mesmo tempo, o mercado acompanha a variação da inflação no país norte americano no mesmo mês, com o temor de que a criação de empregos e os estímulos causem uma alta muito acentuada dos preços. Recentemente, autoridades dos EUA passaram a adotar a fala de que os estímulos podem diminuir em breve por causa da variação dos preços.

Resultados trimestrais continuam

Por último, entre os principais eventos da semana, estão os resultados das companhias, dando continuidade à temporada de balanços do primeiro trimestre de 2021. Como destaque, a Magazine Luiza publica seus números na quinta-feira, após o fechamento do pregão. A Oi e a Via Varejo comunicam seus desempenhos na quarta, a primeira antes do início das negociações e a segunda depois do fim do pregão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião