Estados Unidos: expectativa de inflação em 12 meses vai a nível mais elevado desde 2014

De acordo com a Pesquisa de Expectativas do Consumidor de fevereiro, divulgada pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de Nova York, os americanos projetam que os preços de bens e serviços avancem mais durante o próximo ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Os norte-americanos esperam que, ao longo dos 12 meses a partir de agora, seus gastos cresçam cerca de 4,6%, acima dos 4,2% de janeiro. Além disso, a expectativa para a inflação em geral nos Estados Unidos ficou em 3,1%, o que representa o resultado mais elevado desde o mês de julho  de 2014.

Em relação aos preços da gasolina daqui a um ano, os norte-americanos projetam que haja um avanço de 9,6%, o que também equivale a um avanço recorde. Em janeiro, a projeção era de alta de 6,2%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Ainda há expectativa de uma alta de, aproximadamente, 4% nos preços de residências e de 9% nos custos com aluguel no país.

Fed não deixará inflação ficar alta demais, diz Powell

Na semana passada o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou deve haver pressão de preços nos Estados Unidos quando a economia reabrir, no entanto que qualquer alta de inflação no curto prazo será transitória. Powell participava de um evento virtual organizado pelo Wall Street Journal.

“Estamos bem cientes da História da inflação alta demais, não permitiremos que isso ocorra”, disse o presidente do Fed durante o evento online.

Além disso, Powell reforçou que o aumento dos preços que resultará do avanço da vacinação contra a covid-19 provavelmente será “um movimento só”.  Ao falar sobre as pressões desinflacionárias, que por sua vez, não desaparecerão tão rápido, o dirigente apontou que “os EUA têm tido inflação baixa por décadas”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O presidente do Federal Reserve ainda confirmou que a autoridade monetária dos Estados Unidos está comprometida em cumprir as metas de emprego e de inflação. Nesse sentido, ele explicou que “queremos que as expectativas de inflação estejam ancoradas em 2%”.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião