Balanços da semana

iFood aposta em motos elétricas de R$ 10 mil para entregadores

O iFood acabou de lançar a sua própria moto elétrica, sendo desenvolvida pela Voltz. A motocicleta deve custar R$ 9.999,90 e chega a 85km/h.

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Além do alinhamento com as práticas ESG do iFood, a moto da Voltz apresenta uma redução de custos, já que a gasolina fica na faixa de R$ 7 por litro atualmente ante R$ 2 para recarregar as baterias da motocicleta.

O mercado de motos elétricas tem se mostrado cada vez mais aquecido e um nicho importante para startups. A Voltz, em 2020, teve fila de espera para as suas motos, com 2 mil motos vendidas em somente 15 dias de pré-lançamento.

Com a parceria com o iFood, a empresa deve ter uma nova leva de consumidores, que também terão acesso a um crédito especial.

A startup de delivery fez uma parceria, também, com o Banco BV. Assim, há uma linha especial de financiamento foi criada para que os entregadores possam adquirir a moto elétrica.

A empresa destaca que serão R$ 2 mil cedidos para as 300 primeiras motos que forem financiadas.

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Em outra parceria estratégica, a empresa fechou acordo com os Postos Ipiranga, para o recarregamento das baterias das motos. Mas, nesse caso, trata-se de uma ‘troca’.

Para não perder tempo abastecendo, o entregador poderá simplesmente entregar as suas baterias descarregadas e pegar novas já carregadas, pagando uma assinatura que começa em R$ 129 por mês (para quem roda 2 mil km).

iFood mira redução de custos que pode chegar a 60%

Atualmente a rede Ipiranga já tem 33 estações de troca em 19 postos de São Paulo, mas a expectativa é de que sejam instaladas ao todo 100 estações.

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“Esse é apenas o início de uma mudança efetiva no segmento de delivery. São mais de 200 mil entregadores ativos pela nossa plataforma, essa é uma oportunidade de ter acesso a uma moto elétrica com menor custo, mais econômica, gerando um impacto efetivo na redução de emissão de carbono no meio ambiente”, destaca Claudia Storch, diretora de logística do iFood.

Segundo o iFood, a iniciativa foi testada por 30 entregadores da plataforma na capital paulista. Os trabalhadores que fizeram o ‘test drive’ relataram uma redução de custos, dados os preços atuais da gasolina.

“Foi verificado que a troca de um modal a combustão por um elétrico gera uma redução real de custos para a realização das entregas. Exemplo: um entregador que percorre 3.000 km por mês tem custo mensal em torno de R$ 610 de combustível (considerando o litro a R$ 7,10). Com a moto elétrica, esse custo vira um valor fixo, levando em conta o sistema de troca de bateria desenvolvido nesse projeto, gerando uma economia de mais de 60% para o entregador somente em combustível”, diz, em nota oficial, o iFood.

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Eduardo Vargas

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