Ibovespa supera topo histórico com disparada de Petrobras (PETR4) e bom humor externo

Em clima de sexta-feira, o Ibovespa hoje avançou 0,96% para fechar a 125.561,37 pontos, alcançando um novo recorde de fechamento, com o impulso de ações da Petrobras (PETR4) e do bom humor externo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O índice acionário renovou o recorde histórico, superando as máximas de fechamento e intradia de 125.076,63 e 125.323,53, respectivamente, registradas no dia 8 de janeiro. No acumulado semanal, o Ibovespa teve alta de 2,42%.

O investidores estiveram atentos à divulgação dos dados do PCE, da inflação nos Estados Unidos, os quais animaram o mercado e abafaram os temores. “Difícil entender porque o nosso mercado local decidiu seguir o otimismo externo sem se preocupar com o alerta de risco hídrico que pode piorar nosso cenário de inflação e mesmo assim contratos de juros futuros caíram”, afirmou João Beck, economista e sócio da BRA .

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os ganhos desta sessão foram protagonizados pelas ações da Petrobras, cuja recomendação foi elevada para overweight por analistas do JPMorgan Chase, conforme reportou a Reuters.

Weg (WEGE3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Magazine Luiza (MGLU3) também ajudaram a empurrar o Ibovespa hoje.

As companhias aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) voltaram a fechar no vermelho depois de altas sucessivas no pregões anteriores.

A maior queda ficou a cargo da Sabesp (SBSP3). A estatal de saneamento paulista afundou após o Governo de São Paulo retirar de cogitação a possibilidade de capitalização ou privatização da estatal até 2022, afirmando que o foco do momento é a universalização dos serviços, em cumprimento ao marco legal do saneamento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Embora não recebamos com grandes surpresas as novas afirmações do secretário de Meio Ambiente de SP quanto a aplicação de maior foco aos desafios de universalização frente à avanços na capitalização/privatização da companhia durante o próximo biênio”, avaliou Ilan Arbetman, analista de research da Ativa Investimentos.

Última cotação do Ibovespa

No último pregão, na quinta-feira (27), o Ibovespa fechou em alta de 0,30% a 124.366 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião