Ibovespa sobe 0,14% com repercussão da reforma tributária; Itaú (ITUB4) recua

O Ibovespa encerrou o pregão desta segunda-feira (28) em leve alta de 0,14%, a 127.429,17 pontos, refletindo a proposta de reforma tributária e o avanço da Covid-19.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O mercado usou o final de semana para digerir o texto de reforma tributária enviado pelo Ministério da Economia à Câmara dos Deputados. A percepção é de que o fim da dedutibilidade fiscal de juros sobre capital próprio (JCP) pegará em cheio bancos, grandes beneficiários da medida. Instituições financeiras, como Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4), pressionaram o Ibovespa hoje.

Rodrigo Moliterno, head de renda variável da Valor Investimentos, explicou que o JCP é uma estratégia tributária. Analogamente, o provento funcionaria como dívida e diminuiria a linha final, sobre a qual incide o imposto de renda.

Os investidores também pesaram sobre administradoras de shoppings. Iguatemi (IGTA3), JHSF (JHSF3) e brMalls (BRML3) lideraram as perdas do Ibovespa. A liquidação veio em meio a temores relativos à onda de contaminações ao redor do mundo pela variante delta do coronavírus, avaliou a Ativa Research. O fato pode provocar novas restrições no funcionamento das lojas, com impacto direto sobre o setor.

Os ganhos do principal índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) foram capitaneados por Locaweb (LWSA3), com destaque para o desempenho positivo da Totvs (TOTS3). As companhias avançaram em linha com a movimentação do setor de tecnologia no exterior.

A AmBev (ABEV3) também fechou no campo positivo, em recuperação da queda registrada na semana passada.

Destaques corporativos

O Banco Inter (BIDI11) e a Qualicorp (QUAL3) fecharam uma parceria para comercialização de planos de saúde coletivos por adesão. A iniciativa permitirá aos 11 milhões de clientes da instituição financeira a contratação de produtos de portfólio da Qualicorp. A administradora ficou entre as maiores altas do Ibovespa hoje.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A Ambipar (AMBP3) adquiriu a Disal Ambiental Holding, sem citar valores, através da sua controlada direta, a Environmental ESG Participações. A operação não será submetida à aprovação dos acionistas porque foi feita por meio de uma subsidiária de capital fechado. Segundo o Brazil Journal, a transação para a compra da chilena custou cerca de R$ 800 milhões à Ambipar.

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta com uma queda de 1,74%, para 127.255,61 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião