Ibovespa sobe 0,97% com exterior e balanços; IRB (IRBR3) desaba 5%

O Ibovespa encerrou o pregão desta sexta-feira (14) em alta de 0,97%, a 121.880,82 pontos, em meio a clima positivo no exterior com as perspectivas de recuperação econômica. Apesar de fechar o pregão no azul, o principal índice acionário da Bolsa brasileira acumulou perdas de 0,13% na semana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Os últimos sete dias do Ibovespa foram marcados pelo rali no preço das commodities, o qual elevou o receio de uma possível inflação nos Estados Unidos e com ele a rotação de carteiras.

Hoje, os investidores reagiram ainda à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu pela retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins, contrariando o entendimento da União.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O destaque positivo ficou com a Petrobras (PETR4). A petroleira estatal avançou 5,2% depois de reportar os resultados trimestrais. Segundo Alvaro Bandeira, sócio e economista-chefe do Modalmais, o lucro veio “abaixo do previsto em R$ 1,1 bilhão, mas com forte Ebitda de R$ 48,9 bilhões.”

No mesmo sentido, a Qualicorp (QUAL3) registrou maior alta do Ibovespa hoje com os investidores reagindo os número do trimestre passado.

A Usiminas (USIM5) afundou quase 5%, junto com Gerdau (GGBR4), com a queda da cotação do minério de ferro no exterior, que caiu mais 12% nesta madrugada na China. A commodity acumula a maior perda em dois dias desde 2019, corrigindo a disparada do início desta semana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Já o IRB Brasil (IRBR3) recuou após a divulgação dos resultados do primeiro trimestre. De acordo com a equipe de research da Ativa Investimentos, o balanço refletiu “as marcas da limpeza das carteiras, feita devido ao excesso de riscos aceitos no passado.”

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quinta com uma alta de 0,83%, a 120.705,91 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião