Ibovespa é sustentado por siderúrgicas e opera no azul; CSN (CSNA3) sobe 4%

O Ibovespa permanece em campo positivo no início da tarde desta terça-feira (6), sustentado por ações de empresas siderúrgicas. O aço negociado na China teve nova alta e está próximo de sua máxima histórica, impulsionada pela demanda local.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Por volta das 13h45, o Ibovespa subia 0,21%, para 117.760 pontos. As ações de CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) lideram o maior índice acionário da Bolsa brasileira.

O Ibovespa também é impulsionado pelos papéis da PetroRio (PRIO3), que sobem 3,7%. As ações da companhia refletem a recuperação do commodity. O barril tipo Brent sobe 1,66%, após o temor do avanço da pandemia na Índia e Europa.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Por outro lado, ainda no front da commodities, o minério de ferro negociado na Bolsa de Dalian, na China, caiu 0,61, para US$ 148,20 a tonelada. O movimento das ações da Vale (VALE3), contudo, ignoram a queda da matéria-prima. Os papéis da maior posição da carteira teórica do índice têm leve alta de 0,18%, ainda na esteira da recompra de ações anunciada.

No âmbito macroeconômico, os investidores permanecem de olho nas discussões sobre o Orçamento público deste ano. Sendo votado em atraso, o Congresso aprovou o texto, mas que deve ser aprovado com vetos pelo presidente Jair Bolsonaro, segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes.

As bolsas norte-americanas inverteram para alta e ignoram no mercado futuro, refletindo o otimismo na abertura deste trimestre. O payroll de março registrou a criação de mais de 900 mil postos de trabalho no mês passado, fazendo com que o desemprego caísse para cerca de 6%.

O que sobe e o que cai no Ibovespa

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Fora do índice, chama atenção a alta de 2,4% da Rede D’Or (RDOR3). Ontem, a maior companhia do setor de saúde da Bolsa disse que comprou 51% do Biocor, focada em doenças cardiovasculares.

Em relatório, o BTG Pactual disse que a aquisição é um “bom passo em Belo Horizonte”, onde fica a Biocor. Para o banco de investimento, o negócio se justifica pois “a região metropolitana de Belo Horizonte é certamente uma das regiões geográficas mais importantes do país para a indústria de saúde, com mais de 2 milhões de beneficiários”.

Essa foi a primeira compra da Rede D’Or após o IPO, no fim do ano passado. “A aquisição não é tão significativa para a empresa por si só, o que é natural considerando sua escala. Mas ainda consideramos a mudança bastante positiva para a história do investimento ,pois marca a entra da empresa em uma grande região.”

Última cotação

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda com uma alta de 1,97%, a 117.518,44 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião