Ibovespa deve ficar ‘menos barato’ depois dos resultados do 2T22, diz BofA; entenda

Apesar de diversos analistas apontarem uma bolsa ‘barata’ com, múltiplos descontados, os analistas do Bank of America (BofA) projetam que, com os resultados do 2T22, haverá uma queda de 28% no lucro por ação (LPA) do Ibovespa.

Veja o Morning Call desta quinta-feira (21/07)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A expectativa é de que a principal influência da piora do cenário do Ibovespa seja da retração da Vale (VALE3), que teve deterioração recente com seu relatório de produção.

“Os números parecem relativamente em linha com o consenso e nossas projeções, mas a produção e as vendas de minério de ferro são um pouco decepcionantes”, disseram os analistas do banco.

“Mantemos nossa recomendação neutra sobre a Vale com a perspectiva mais cautelosa de minério de ferro, equilibrada pelos robustos retornos de caixa da Vale por meio de recompras e dividendos. Acreditamos que o corte de guidance pode dar algum alívio aos preços do minério de ferro, mas no final das contas esse corte apenas formaliza os volumes mais baixos já na maioria dos investidores e em nossos modelos”, acrescentaram.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Nesse cenário e com impacto da Vale e de outras gigantes do Ibovespa, o BofA estima que as empresas devem ter queda de 14% no lucro por ação, com os setores e industriais como os principais responsáveis pela retração.

Apesar disso, a receita deve crescer 13% e o Ebitda 1%, dizem os analistas que assinam o relatório, David Beker e Paula Andrea Soto.

Petróleo será destaque no Ibovespa, projetam analistas

A expectativa otimista fica com o setor de energia, que deve crescer 42% em termos de receita, 47% no Ebitda e 30% no LPA.

Apesar disso, a projeção para o 2T22 também não é a mais otimista por causa das margens. “Estimamos margens apertadas para geração. Para distribuição, altas taxas de juros podem pressionar os resultados financeiros das empresas alavancadas”, segundo o BofA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Os shoppings ainda ficam na incerteza: “Com uma desaceleração marginal das vendas em junho, a temporada de relatórios pode definir o tom das expectativas para o segundo semestre”.

Nas commodities, com a pressão no preço do minério de ferro, há expectativa de retração no indicadores financeiros, o que deve reduzir expectativas para as mineradoras e siderúrgicas.

Contudo, as petroleiras devem ter uma melhora de cenário. A expectativa é de ‘aumento intenso’ nos lucros das companhias do segmento no Ibovespa, incluindo a Petrobras (PETR4) e a PetroRio (PRIO3). A tese é firmada mesmo com a volatilidade recente na cotação do petróleo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião