Ibovespa devolve ganhos e opera em leve queda, com mercado de olho em Lula

O Ibovespa, que abriu em alta e ensaiou um dia positivo, devolveu os ganhos e opera em leve queda nesta tarde. O mercado permanece atento ao cenário político, com o ex-presidente Lula dando sua primeira entrevista coletiva após ter suas condenações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Por volta das 13h50, o Ibovespa caía 0,16%, para 111.153 pontos. Em evento no sindicato dos metalúrgicos, Lula disse que “se quiserem que a Bolsa cresça, que a economia cresça, é preciso garantir que o povo tenha emprego e renda, que eles precisam viver com dignidade”.

O mercado ficou assustado com a possibilidade do ex-mandatário voltar a disputar as eleições presidenciais no ano que vem. Ontem, o dólar fechou a R$ 5,80, após o risco-país subir 9,55% um dia antes — maior nível desde novembro de 2020.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em pesquisa realizada pela CNN, porém, Bolsonaro permanece à frente do integrante do Partido dos Trabalhadores em uma suposta disputa no ano que vem. Os investidores, contudo, torcem o nariz com o abandono das políticas liberais pelo atual presidente.

Uma delas foi a tentativa de fatiar a PEC Emergencial, que trata das contrapartidas necessárias para a renovação do auxílio emergencial. Todavia, a medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesta madrugada sem qualquer alteração sobre o aprovado no Senado.

No cenário internacional, os mercados operam no azul após os dados de inflação nos Estados Unidos ficarem dentro das expectativas. O índice de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) indicou alta anualizada de 1,7% em fevereiro. No mês, o aumento dos preços ficou em 0,4%.

O tema era de grande preocupação pelos investidores, que precificam uma alta na taxa de juros referencial pelo Federal Reserve (Fed), Banco Central norte-americano. A autarquia, por sua vez, reitera que a pressão inflacionária é temporária e os juros não vão subir tão cedo, mesmo com a disparada das Treasuries.

Voltando ao front doméstico, continuar a chamar atenção os balanços de resultados do quarto trimestre do ano passado. Ontem, a Raia Drogasil reportou um crescimento de 26% no lucro líquido na comparação anualizada. “O resultado veio forte e ligeiramente acima do nosso esperado”, segundo a Ativa Investimentos.

“A companhia ganhou market share e reduziu em 4,7 dias seu ciclo de caixa — escoando o estoque de segurança dos meses da pandemia. Devido a isso, continuamos com visão positiva para os papéis da companhia”, diz a corretora.

O que sobe e o que cai no Ibovespa

  • CVC (CVCB3) é o destaque do dia e sobe 5,31%. Bolsonaro sancionará projeto que autoriza empresas a comprarem vacinas.
  • BR Distribuidora (BRDT3) avança 5,23%. Efeito fiscal impulsionou lucro da companhia no quarto trimestre.
  • B2W (BTOW3) dispara 4,85%, recuperando parte das perdas da última semana, em função do resultado abaixo do esperado.
  • Totvs (TOTS3) cai 4,5%. Ontem, a companhia anunciou que comprou a RD Station por R$ 1,8 bilhão.
  • PetroRio (PRIO3) cai 3,88%, com alta da cotação do barril de petróleo Brent atenuada.
  • Vale (VALE3), maior posição do índice, cai 2,29% com nova queda do preço do minério de ferro.

Sobre a BR Distribuidora, a corretora Guide enxergou os resultados como positivos, salientando que o ano passadou foi um “marco” para a empresa, por ter sido o primeiro completo após a privatização.

“Mesmo diante de um cenário adverso, a empresa mostrou uma rápida recuperação nos seus volumes, apresentando ganho de participação de mercado, mantendo seu posicionamento de liderança no mercado de combustíveis”, diz o relatório.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“O pagamento de dividendos no período demonstra também uma forte geração de caixa, mesmo em meio a pandemia. Para os próximos anos, a BR deseja caminhar para e tornar ainda mais relevante nos setores de mobilidade, energia e conveniência”, comenta a Guide.

A corretora também pontuou a melhora na gestão das despesas, elevando a eficiência da companhia.

Última cotação

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça com uma alta de 0,65%, a 111.330,62 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião