Ibovespa amplia ganhos aos 111 mil pontos; Pão de Açúcar (PCAR3) dispara com redução de capital bilionária

O Ibovespa amplia ganhos em alta de 1,7% nesta terça-feira (10), aos 111.030 pontos, com menos ruídos políticos no radar dos investidores. Mais cedo, novos dados de inflação fizeram com que o índice da Be operasse no negativo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/02/1420x240-Banner-Home-1.png

O Ibovespa hoje conta com menos movimentações políticas, dadas as medidas tomadas pelo governo para a resolução dos atos golpistas em Brasília na véspera.

As bolsas internacionais operam em queda, com retração de cerca de 0,45% no S&P e no Dow Jones durante as negociações pré-mercado, minutos antes da fala do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell.

A fala do representante da autoridade monetária americana é um dos momentos mais aguardados pelos mercados, e ocorrerá às 11h.

Os contratos futuros do dólar mostram queda de 0,13% na moeda americana ante o Real, a R$ 5,274.

O cenário de commodities mostra alívio em relação à véspera, quando o Brent disparou mais de 3% com mudanças no cenário de reabertura da China. Hoje, o barril sobe 0,3%.

Notícias que movimentam a Bolsa de Valores hoje

  • GPA quer redução de capital bilionária
  • IPCA sobe 0,62% em dezembro; inflação acumulada de 2022 foi de 5,79%
  • Diretores da brMalls renunciam após fusão com a Aliansce

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/02/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Pão de Açúcar propõe redução de capital bilionária e distribuição de BDRs

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) apresentou ao mercado uma proposta de redução do capital social em R$7,1 bilhões por causa da cisão dos negócios da companhia com a Almacenes Éxito, braço da varejista que atua na América Latina. O tera será discutido em Assembleia Geral Extraodinária (AGE) e, sendo aprovado, fará com que os acionistas recebam BDRs do negócio internacional.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na segunda (9), a companhia explicou que a proposta foi aprovada pelo seu conselho de administração. A ideia é distribuir quatro BDRs do Éxito para cada ativo ON do Pão de Açúcar.

No fato relevante, a varejista ressaltou que a transação “possui um potencial de destravamento de valor a ser capturado de forma isonômica por todos os acionistas do GPA“.

O Éxito é o maior operador de shopping centers na Colômbia e líder absoluto no mercado
varejista de alimentos na Colômbia e no Uruguai. “As ações de Éxito a serem entregues aos acionistas do GPA correspondem a 86,3% da participação do GPA no capital social do Éxito”, detalhou a empresa.

A proposta de redução de capital do Pão de Açúcar será analisada pelos acionistas em uma assembleia marcada para 14 de fevereiro.

IPCA de dezembro

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) teve alta de 0,62% em dezembro de 2022.

Segundo os dados divulgados nesta terça (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil encerrou o último ano com a inflação em 5,79%.

Com o resultado do IPCA de 2022, é a quarta vez consecutiva que a inflação fica acima da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional: em 2022, a meta era de 3,5%, e teto de 5%.

Na análise anual, o grupo dos alimentos e bebidas foi quem mais impactou o índice (2,41 p.p.). Em seguida, aparecem os itens de vestuário (0,78 p.p.) e despesas pessoais (0,77 p.p.).

A inflação de dezembro de 2022 fechou em 0,62%, resultado 0,21 ponto percentual acima do que havia sido registrado em novembro: 0,41%. Todos os grupos monitorados tiveram alta, sendo que as maiores variações vieram dos setores de saúde e cuidados pessoais (1,60%) e vestuário (1,52%).

O setor de transportes desacelerou no último mês de 2022 e marcou 0,21% — em novembro, o resultado tinha sido de 0,83%. Segundo Almeida, a queda no preço da gasolina foi o principal fator para essa diminuição.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Mudanças na gestão da brMalls

A brMalls (BRML3) comunicou que recebeu cartas de renúncia de Ruy Kameyama ao cargo de diretor-presidente, de José Vicente Coelho Duprat Avellar ao cargo de diretor operacional e de Leonardo Cid Ferreira ao cargo de diretor de desenvolvimento de negócios.

A decisão é feita após a decisão da companhia de balizar sua fusão com a Aliansce.

Em reunião realizada ontem, o colegiado elegeu Rafael Sales Guimarães para o cargo de diretor-presidente para completar o mandato atualmente vigente.

Além disso, conforme a reunião, Eduardo Langoni será o novo diretor de RI e diretor financeiro. Cláudia da Rosa Cortes de Lacerda será a nova diretora jurídica e Bianca Viana Bastos Marcelino irá figurar como diretora de gente e gestão.

Maiores altas do Ibovespa

  • AMER3: + 6,3%
  • PCAR3: +5,6%
  • VIIA3: +3,7%
  • CMIN3: +4,2%
  • MGLU3:+4,2%

Maiores baixas do Ibovespa

  • RDOR3: -3,1%
  • ELET6: -2,5%
  • ELET3: -2,5%
  • BRKM5: -1,7%
  • PETR3: -1,5%

Última cotação do Ibovespa

O Ibovespa encerrou o pregão da segunda-feira (9) em alta de 0,15% a 109.130 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião