Ibovespa abre em forte alta, seguindo Wall Street antes das eleições nos EUA

O Ibovespa abriu em forte alta nesta terça-feira (3), seguindo as principais bolsas mundiais. As American Depositary Receipts (ADRs) brasileiras fecharam no azul em Nova York na última segunda-feira (2), enquanto a Bolsa brasileira não abriu por conta do feriado de finados. Vale lembrar que os horários da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) serão alterados a partir desta terça.

Por volta das 10h24, a cotação do Ibovespa apresentava um avanço de 1,90%, para 95.742 pontos. Os mercados internacionais mostram maior otimismo com as eleições presidenciais nos Estados Unidos, principal foco de atenção deste pregão. A volatilidade das últimas semanas deu lugar a uma percepção de que a vitória do democrata Joe Biden, opositor do atual presidente Donald Trump, venha junto ao domínio democrata do Congresso norte-americano.

A “onda azul”, traduzindo um amplo domínio democrata, pode favorecer um novo pacote de estímulos financeiros frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) — o pacote de US$ 1,9 trilhão que estava sendo discutido foi barrado por Trump.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com o site Fivethirtyeight, plataforma que usa como parâmetro todas as pesquisas de intenção de voto formuladas por jornais e instituições, compilando dados de todo o processo eleitoral e fazendo simulações diárias com novas perspectivas do mercado, até o último domingo (1) Biden possuía 53,3% das intenções dos votos populares, enquanto Trump contava com 45,4%.

Ainda no front exterior, o mercado permanece atento ao avanço da pandemia na Europa, e as consequências práticas que isso pode levar — como a volta dos lockdowns. O primeiro-ministro britânico Boris Johnson determinou um novo período de quarentena na Inglaterra até o início de dezembro.

“Temos que ser humildes diante da natureza. Neste país, infelizmente, como em grande parte da Europa, o vírus está se espalhando ainda mais rápido do que o pior cenário possível de nossos consultores científicos”, afirmou o premiê britânico. A decisão de Johnson segue a imposição de restrições parecidas na França e na Alemanha no início da última semana — as bolsas do Velho Continente, todavia, operam em alta.

Por aqui, as atenções nesta manhã são voltadas ao Banco Central (BC). Às 8h25, a autoridade monetária central do País divulgou mais um Boletim Focus, onde os especialistas do mercado financeiro informaram que suas estimativas para a inflação subiram pela 12ª semana consecutiva.

Para eles, o aumento dos preços no Brasil será de 3,02% no fim deste ano. Há cerca de um mês, a estimativa era por 2,12% para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2020. A projeção para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) subiu para 20,23%.

Depois, o BC divulgou a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) acerca das considerações sobre a manutenção da taxa básica de juros da economia (Selic) na última semana.

De acordo com o documento, o colegiado do BC julga adequado o atual patamar de estímulo monetário e do forward guidance estipulado. Segundo o Copom, não é a intenção a redução do grau de estímulo monetário caso as expectativas de inflação permaneçam abaixo da meta, o regime fiscal seja mantido e as expectativas de inflação de longo prazo fiquem ancoradas.

Os resultados corporativos também mexem com o mercado nesta terça-feira. Nesta manhã, o BB Seguridade (BBSE3) já apresentou seus números, ao passo que o Itaú (ITUB4) divulgará o balanço após o fechamento do mercado.

Mercados internacionais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +1,06%
  • Londres (FTSE 100): +1,59%
  • Frankfurt (DAX 30): +1,58%
  • Paris (CAC 40): +1,81%
  • Milão (FTSE/MIB): +2,09%
  • Hong Kong (Hang Seng): +1,91% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): +1,42% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +1,39% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira (30) com uma queda de 2,72%, a 93.952,40 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião