Ibovespa cai 0,55% em dia de baixa liquidez; Ambev (ABEV3) sobe 2,9%

O Ibovespa encerrou o pregão desta segunda-feira (5) em queda de 0,55%, a 126,920,05 pontos, em dia de baixa liquidez devido ao feriado estendido da independência dos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O investidor continuou a repercutir os ruídos políticos, com a reforma tributária e a CPI da Pandemia trazendo volatilidade ao Ibovespa.

João Beck, economista e sócio da BRA, ainda destacou a projeção de juros, que subiu após a divulgação do boletim Focus.

Movimentação do Ibovespa hoje

O Ibovespa mostrou ânimo depois do anúncio do aumento nos preços da gasolina e do óleo diesel pela Petrobras (PETR4) em 6% e 3,7%, respectivamente. O reajuste passa a valer a partir de amanhã, terça-feira (6).

“O aumento de preços da gasolina e diesel pela Petrobras vem como mais um alívio na construção de confiança do mercado com a nova gestão Joaquim Silva e Luna,” explicou João Beck. “O reajuste ocorre em meio a reclamações do mercado e de outros setores. E já estava defasado em relação a paridade internacional. A notícia ajuda a aliviar a pressão sobre o cumprimento da paridade internacional.”

Apesar disso, o mercado esfriou após a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) terminar sem acordo, ponderou o economista.

As altas do dia foram lideradas pela Ambev (ABEV3), a qual avançou ao lado de outros papéis cíclicos.

Do lado negativo, Locaweb (LWSA3) e Totvs (TOTS3) foram os destaques, depois da rival Nuvemshop anunciar uma expansão na América Latina.

Ibovespa cai 0,55% em dia de baixa liquidez; Ambev (ABEV3) sobe 2,9%
Ibovespa hoje. Foto: Reprodução Status Invest

Maiores altas do Ibovespa 

As maiores altas do Ibovespa no dia de hoje foram:

Maiores baixas do Ibovespa 

As maiores baixas do Ibovespa no dia de hoje foram:

Notícias que movimentaram a bolsa de valores 

  • Tegma contrata escritório para analisar fusão com JSL
  • Cemig anuncia plano de investimentos
  • Vale começa a remover rejeitos de barragens

Tegma (TGMA3) contrata escritório de advocacia para analisar fusão com JSL (JSLG3)

A Tegma (TGMA3) determinou a contração do escritório Trindade Sociedade de Advogados para auxiliar a administração da companhia na avaliação da proposta de fusão da JSL (JSLG3). A Tegma ainda pretende contratar uma instituição financeira para analisar os aspectos econômicos e de mercado.

Na última quinta-feira (1), a JSL apresentou uma proposta e combinação de negócios à operadora logística do setor automotivo. Juntas, as empresas valem R$ 4,85 bilhões com base no valor de mercado corrente.

Cemig (CMIG4) anuncia maior plano de investimentos de sua história

A Cemig (CMIG4) planeja investir R$ 22,5 bilhões em geração, transmissão, distribuição, geração distribuída e comercialização de gás até 2025, de acordo com o presidente da elétrica, Reynaldo Passanezi. Esse seria o maior plano de investimento da história já anunciado pela Cemig.

Até 2027, serão 200 novas subestações em todas as regiões do Estado de Minas Gerais, sendo que 80 novas subestações já em estão em processo de implantação, e 23 delas estarão em operação ainda neste ano.

Vale (VALE3) começa a remover rejeitos de duas barragens de Minas Gerais

A Vale (VALE3) iniciará a remoção de rejeitos das barragens B3/B4, da Mina de Mar Azul, em Nova Lima, e Sul Superior, da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, ambas localizadas no Estado de Minas Gerais.

As ações, aprovadas por um auditor técnico do Ministério Público, além de consultores externos, representam um avanço do Programa de Descaracterização da empresa, segundo a mineradora. As descaracterizações dessas barragens, atualmente em nível 3 do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), são processos complexos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Desempenho dos principais índices 

Além do Ibovespa, confira o fechamento dos principais índices da bolsa hoje:

  • Ibovespa hoje: -0,55% / 126,920,05
  • IFIX hoje: -0,17% / 2.755,59
  • IBRX hoje: -0,53% / 54.852,82
  • SMLL hoje: -0,14% / 3.159,89
  • IDIV hoje: +0,08% / 7.008,98

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta com uma alta de 1,56%, para 127.621,65 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião