Ibovespa arranca 2,23%, superando os 115 mil pts. e fecha semana no azul

O Ibovespa hoje encerrou o último pregão da semana em nova alta, subindo 2,23%, a 115.202,23 pontos, em meio a um cenário de alívio fiscal somado a dados positivos do payroll nos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

No acumulado semanal, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) também obteve um desempenho favorável, com o Ibovespa avançando quase 4,7%.

Relembre os destaques que mexeram com o mercado acionário brasileiro.

  • Segunda-feira (1): Ibovespa subiu leve 0,27%, a 110.334,84 pontos, perdendo terreno após o Planalto anunciar um aumento de impostos sobre o setor bancário;
  • Terça-feira (2): Índice firmou a uma alta de 1,09%, a 111,539,80 pontos, impulsionado pelo desempenho positivos de instituições financeiras e de empresas exportadoras;
  • Quarta-feira (3): Volátil, o mercado caiu 0,32%, a 111.183,95 pontos, em meio a preocupações com a situação fiscal e sanitária brasileira;
  • Quinta-feira (4): Aprovação da PEC Emergencial e guinada de bancos e Petrobras impulsionou o Ibovespa para um aumento de 1,35%, a 112.690,17 pontos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Essa semana foi positiva para o Ibovespa, depois de alguns dias de muito estresse, por conta dos ruídos políticos envolvendo a governança de estatais e a demora para aprovação da PEC que permitirá o retorno ao auxílio emergência”, avaliou Alexandre Espirito Santo, economista-chefe da Órama.

Hoje, os investidores estiveram atentos ao desenrolar da investigação sobre a negociações dos papéis da Petrobras (PETR3;PETR4), pouco antes da demissão de Roberto Castello Branco, supostamente envolvendo uso de informações privilegiadas. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM ) confirmou que vai abrir processo para investigar o caso.

No âmbito corporativo, o mercado precificou os resultados da Lojas Americanas (LAME4). Os números não empolgaram os analistas e a ação liderou as baixas do Ibovespa hoje.

Na outra ponta, a Grendene (GRND3) reportou um lucro líquido de R$ 309 milhões no quarto trimestre de 2020. A notícia parece ter sido recebida positivamente, pois os papéis da empresa de calçados encerraram mais de 7% mais altos.

Exterior

Além disso, o mercado brasileiro reagiu a geração de empregos nos Estados Unidos que totalizou 379 mil em fevereiro, batendo as estimativas de 210 mil de analistas. O payroll, como é chamado o documento, revela o aquecimento da economia junto ao provável novo pacote de estímulos de US$ 1,9 trilhão do governo de Joe Biden.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Por lá, os investidores ainda avaliam a possibilidade de o Federal Reserve (Fed) ter de aumentar as taxas de juros referenciais de curto prazo para estancar o aumento dos preços na economia. A banco central, entretanto, diz que “conhece a história” e que a pressão é temporária e está sob controle.

“Apesar do estresse dos últimos dias que vem ocorrendo nos mercados americanos, com alta do Treasuries de 10 anos e da realização mais forte do Nasdaq, conseguimos ter uma alta interessante nessa na quinta e hoje, que, contudo, não conseguiu reverter a perda no ano, em torno de 3%”, observou Alexandre Espirito Santo.

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quinta-feira com uma alta de 1,34%, a 112.690,17 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião