Balanços da semana

Ibovespa fecha em alta de 1,8% puxada por Petrobras (PETR4) e bancos, em meio a alívio político

O Ibovespa fechou o primeiro dia da semana em alta de 1,85%, chegando a 116.403,72 pontos, sustentado por ações da Petrobras (PETR4) e de bancos, em meio a uma recuperação de preços.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O principal índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) registrou uma sessão de fortalecimento, depois da pressão sofrida com os eventos do 7 de Setembro. Setores como o bancário e elétrico, que têm peso relevante na carteira teórica do Ibovespa, devolveram parte das perdas apuradas na semana passada.

“Temos hoje um cenário de recuperação de preços, explicou Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos. “Hoje os principais setores locais estão fortalecendo a Bolsa brasileira, apesar de o índice no exterior não estar tão positivo na abertura.”

Movimentação do Ibovespa hoje

Empresas de energia elétrica tiveram um pregão positivo, com Equatorial (EQTL3) e Taesa (TAEE11) avançando mais de 1%, enquanto AES Brasil (AESB3) subiu 2,6%. Eneva (ENEV3) e Eletrobras (ELET3) apresentaram valorizações de mais de 3%.

O Itaú Unibanco (ITUB4) registrou alta de 1%, ao passo que Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3) tiveram ganhos de mais de 2%. O Banco Pan (BPAN4) disparou para as maiores altas do Ibovespa após anunciar a compra de 80% da plataforma digital de comercialização de veículos Mobiauto.

As ações da Petrobras (PETR4) também ajudaram a impulsionar o desempenho do benchmark, com a  valorização da cotação do petróleo e a atenuação das tensões políticas. Nesta segunda-feira, a estatal ainda informou ter fechado com a Gerdau (GGBR4) um contrato para fornecimento de gás no mercado livre.

Suzano (SUZB3) e Marfrig (MRFG3) encerram entre as maiores queda do índice hoje, devido ao recuo do dólar ante o real.

Ibovespa fecha em alta de 1,8% com Petrobras (PETR4) e bancos, em meio a alívio político
Ibovespa hoje. Foto: Reprodução Status Invest

Maiores altas do Ibovespa 

As maiores altas do Ibovespa no dia de hoje foram:

Maiores baixas do Ibovespa 

As maiores baixas do Ibovespa no dia de hoje foram:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Notícias que movimentaram a bolsa de valores 

  • Petrobras e Gerdau se unem para fornecer gás no mercado livre
  • AES Brasil estuda follow-on
  • Banco Pan compra 80% da Mobiauto

Petrobras (PETR4) e Gerdau (GGBR4) assinam contrato para fornecimento de gás no mercado livre

A Gerdau e a Petrobras fecharam um contrato para fornecimento de gás natural no mercado livre para a unidade da siderúrgica em Ouro Branco, em Minas Gerais. É a primeira migração contratual de um cliente da estatal do mercado cativo para o ambiente da livre comercialização.

O contrato faz parte da carteira de novos produtos lançados este ano pela Petrobras, diversificando as condições comerciais e possibilitando uma melhor gestão do portfólio de compra de gás natural.

O contrato com a Gerdau representa a indexação de um mix de produtos com vigência até 2025. A estatal destacou ainda, que o contrato oferece segurança de fornecimento para a Gerdau. O início da entrega do insumo será em 1o de janeiro de 2022.

AES Brasil (AESB3) estuda oferta de ações com esforços restritos e já engajou bancos

A AES Brasil estuda a possibilidade de realizar uma oferta pública de de ações (follow-on) com esforços restritos, cujo processo de engajamento de instituições financeiras já começou.

Bradesco BBI, Itaú BBA, Credit Suisse, Santander Brasil (SANB11) e HSBC já foram engajados. Há o diálogo com agentes de colocação internacionais destas mesmas instituições para a análise da viabilidade da Oferta.

Banco Pan (BPAN4) compra 80% da Mobiauto e acelera estratégia digital

O Banco Pan anunciou a compra de 80% da Mobiauto, plataforma digital independente para comercialização de veículo. O valor da transação não foi divulgado

Criada em 2019, a Mobiauto é voltada a ” promover maior eficiência e praticidade na relação de compra e venda de veículos no Brasil, é um dos maiores classificados de carros on-line do País. Atualmente, a empresa tem 4,6 milhões de acessos mensais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

O negócio reforça o apetite do banco em “ampliar sua estratégia digital e alavancar a sua participação no financiamento de veículos leves e motos, com o aprimoramento da experiência dos clientes e aumento do engajamento dos lojistas parceiros”.

Desempenho dos principais índices 

Além do Ibovespa, confira o fechamento dos principais índices da bolsa hoje:

  • Ibovespa hoje: +1,85% / 116.403,72
  • IFIX hoje: -0,02% / 2.727,50
  • IBRX hoje: +1,76% / 49.877,12
  • SMLL hoje: +2,77% / 2.802,12
  • IDIV hoje: +1,67% / 6.636,07

Cotação do Ibovespa na sexta (10)

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta com uma baixa de 0,93%, aos 114.285,93 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião