Ibovespa sobe com noticiário político e corporativo agitado; Méliuz (CASH3) dispara 12%

Dando sequência à guinada do fim do último pregão, o Ibovespa permence no azul na tarde desta sexta-feira (10). O índice acionário reage à expectativa de apaziguamento entre os Poderes de Brasília e noticiário agitado no front corporativo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Por volta das 13h40, o Ibovespa avançava 0,38%, aos 115.804 pontos. O dólar, por outro lado, novamente tem forte queda e é negociado na casa de R$ 5,23, com baixa de 1,48%.

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro divulgou uma carta à nação dizendo que nunca teve intenção de agredir quaisquer Poderes, e que as fala proferidas nas manifestações do dia 7 de setembro foram no “calor do momento”.

Os investidores temiam os desdobramentos da crise institucional, e em que isso pode acarretar em termos econômicos, sobretudo na aprovação da agenda de reformas e teto de gastos.

O destaque positivo do dia fica por conta da Méliuz, que dispara 12% após o desdobramento das ações. Os papéis da empresa, de ontem para hoje, foram divididos de 6 para 1.

O que mais movimenta o Ibovespa hoje

  • B3 quer captar recursos no exterior;
  • Minerva tem forte alta. Vaca Louca não preocupa;
  • Petrobras flexibiliza contratos de venda.

B3 quer alavancar negócios com capital estrangeiro

A B3 informou está avaliando realizar uma emissão de títulos de dívida no mercado internacional. Segundo a empresa, os recursos captados no exterior seriam utilizados para a “gestão ordinária dos negócios”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

As conversas com potenciais investidores visando a operação começam hoje.

De acordo com o comunicado, a potencial emissão busca “diversificar as fontes de captação da companhia e está alinhada com sua estratégia de otimizar a gestão e custo do endividamento“. A atenção também fica sobre a alavancagem financeira, que pode aumentar e fazer com que a companhia reajuste o guidance.

As ações da B3 figuram entre as maiores altas do dia, com avanço de quase 4%.

Minerva dispara; Vaca Louca não preocupa

As ações da Minerva operam em alta de mais de 5% no pregão desta sexta. As atenções do setor de agropecuária com a Vaca Louca, doença detectada em Minas Gerais e Mato Grosso na última semana, não preocupam, segundo autoridades.

De acordo com o Ministério da Agricultura, “o Brasil mantém sua classificação como país de risco insignificante para a doença, não justificando qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos e subprodutos”.

A China suspendeu as exportações de frigoríficos brasileiros após a notificação de dois casos da doença. A medida ficará em vigor até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os casos.

Vale lembrar que o país asiático é o principal destino dos envios brasileiros de carne bovina. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), em julho foram exportadas 91.144 toneladas do produto, crescimento de 11,2% em relação ao mesmo mês de 2020, atingindo US$ 525,5 milhões.

Petrobras flexibiliza contratos para venda de gasolina e diesel

A Petrobras vai alterar os modelos de contrato com distribuidoras de combustíveis. A estatal informou nesta manhã que aprovou novos modelos contratuais para venda de gasolina A e de óleo diesel rodoviário e marítimo.

No novo modelo de contrato da Petrobras será possível ajustar condições comerciais de acordo com o mercado, “representando um passo importante para o posicionamento da empresa no novo ambiente competitivo.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Ainda que mais detalhes não tenham sido fornecidos, acreditamos que a medida possa ser positiva para as distribuidoras de combustíveis e em especial, aquelas com maior poder de barganha, como Vibra Energia (BRDT3), que possui a maior capacidade de tancagem do setor”, comentou a Ativa Investimentos.

“Para Petrobras, acreditamos que a companhia esteja se antecipando a um fato que naturalmente viria a ocorrer com a abertura do mercado de refino do país.”

Maiores altas do Ibovespa

Confira as altas do índice Ibovespa, por volta das 13h40:

Maiores baixas do Ibovespa

No mesmo horário, as maiores baixas do Ibovespa eram:

Bolsas mundiais

Além do índice Bovespa, confira a cotação dos principais índices mundiais nesta tarde:

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quinta com uma alta de 1,72%, aos 115.360,86 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião