Ibovespa em alta com guerra comercial, Argentina e Brexit no radar

O Ibovespa inicia a semana entre perdas e ganhos com notícias positivas sobre avanço na disputa comercial e negativas ao mercado brasileiro sobre a eleição na Argentina.

Por volta das 10h30, desta segunda (28), o Ibovespa operava em alta de 0,22% alcançando 107.604,83 pontos. O mercado reage positivamente ao sinal de avanço de um possível acordo entre os Estados Unidos e a China.

Além disso, segue no radar dos investidores, as eleições do país vizinho, o adiamento do Brexit e a previsão do PIB brasileiro

Guerra comercial

O governo da China informou no último sábado (26) que houve avanço nas negociações por um acordo comercial com os Estados Unidos.

Confira Também: IPO do BMG e da C&A acontece nesta segunda; saiba mais

“As duas partes concordaram em abordar adequadamente as preocupações centrais de cada um, e confirmaram que as consultas técnicas sobre parte do texto do acordo foram concluídas”, informou a mídia estatal chinesa “Xinhua”.

O vice-primeiro-ministro Liu He conversou por telefone com o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e com o secretário do Tesouro Steven Mnunchin.

Argentina

O candidato da chapa da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, Alberto Fernandez, foi eleito presidente do país vizinho no último domingo (27). Dessa forma, o candidato à reeleição e atual presidente, Mauricio Macri, saiu derrotado com apenas 40,57% dos votos, de um total de 93,55% das urnas apuradas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Com esse resultado, a esquerda voltará ao poder na Argentina, sem precisar de uma votação em segundo turno. Na sequência dos votos, apareciam os candidatos Roberto Lavagna, da chapa ‘Consenso Federal’, com 6,17% dos votos e Nicolás Del Caño, do partido ‘Frente de Izquierda y de Trabajadores’, com 2,14% dos votos.

Brexit

O Conselho da União Europeia aprovou o adiamento do Brexit. Os 27 líderes da UE concordaram em estender para 31 de janeiro, de forma flexível, a permanência do Reino Unido junto ao bloco europeu.

Saiba Mais: Brexit: Conselho Europeu aprova adiamento para 31 de janeiro de 2020

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, escreveu em sua conta pessoal no Twitter que os 27 representantes aceitaram a solicitação em mais um capítulo do Brexit. A decisão vem a público algumas horas antes da votação do Parlamento britânico sobre as eleições antecipadas.

A situação flexível, segundo Tusk, diz respeito à possibilidade de saída do Reino Unido da UE antes do prazo, desde que algum acordo seja estabelecido.

Previsão do PIB brasileiro

Os especialistas entrevistados pelo Banco Central (BC), no Boletim Focus, aumentaram pela segunda semana consecutiva a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), chegando a 0,91%.

Saiba Mais: Boletim Focus eleva previsão do PIB pela segunda semana consecutiva

Além disso, os economistas ouvidos pelo BC no Boletim Focus, depois de 11 semanas seguidas de cortes, agora aguardam uma inflação maior. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,26% para 3,29%.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, sexta-feira, o Ibovespa encerrou em alta de 0,35%, a 107.363,77 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião