Ibovespa em alta com a possibilidade do fim da guerra comercial no radar

O Ibovespa inicia está sexta-feira (13) em alta com trégua na guerra comercial, prévia do PIB em julho, Petrobras e CPMF.

Por volta das 10h30, o Ibovespa registrava variação positiva de 0,16% alcançando 104.539,02 pontos. O mercado está atento a uma possível trégua na disputa comercial entre as duas maiores potencias do mundo.

Além disso, segue no radar dos investidores a queda da prévia do Produto Interno Bruto do mês de julho após dois meses consecutivo de alta.

Trégua na guerra comercial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou na última quarta-feira (11) que a elevação tarifas sobre US$ 250 bilhões em importações de produtos da China foram adiadas por duas semanas.

Confira Também: Dólar abre em queda com sinais de trégua na guerra comercial

A elevação de tarifas estava marcada para o dia 1° de outubro, porém, em sua conta no Twitter, Trump informou que as taxas subirão de 25% para 30% no dia 15 de outubro. De acordo com o presidente, trata-se de um “gesto de boa vontade”, fazendo menção a retirada de tarifas da China sobre produtos americanos.

A Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado da China publicou, na última quarta, uma lista de produtos dos Estados Unidos que serão isentos de tarifas que estavam sendo cobradas desde 2018.

Prévia do PIB do mês de julho apresenta queda

A prévia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou queda de -0,16% no mês de julho, em comparação com o mês anterior.

O Banco Central divulgou nesta sexta-feira (13) o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), o indicador é considerado uma prévia do PIB. Em maio, ficou registrado crescimento de 1,16%, e junho alta de 0,34%. Portanto, após dois meses consecutivos de alta, julho apresenta queda.

Petrobras

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) voltou atrás na suspensão prévia da oferta pública de debêntures da Petrobras. O órgão alega que a empresa está apta a seguir o plano de sua oferta, já que conseguiu reparar algumas irregularidades que tinham motivado a punição por parte da CVM.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Uma das providências tomadas pela Petrobras foi a de comunicar ao mercado que a decisão do investidor sobre participação na oferta deve ter como base somente informações dos boletins e do formulário de referência.

CPMF

Após o presidente da República, Jair Bolsonaro, vetar a recriação da nova CPMF, o ministro da Economia, Paulo Guedes, estuda a tributação sobre os mais ricos. O estudo abrange a tributação sobre dividendos, redução de descontos e revisão sobre aplicações financeiras.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quinta-feira (12), o Ibovespa encerrou em alta de 0,89%, a 104.161,11.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião