Ibovespa tem alta discreta de 0,05% com commodities e MP da Eletrobras (ELET3)

O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (20) em leve alta de 0,05%, a 122.700,79 pontos, em em meio a uma dobradinha de queda nos preços internacionais das commodities.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em Wall Street, o clima é outro. As bolsas americanas subiram com a repercussão positiva da mudança de tom de membros do Federal Open Market Committee (Fomc) do Federal Reserve (Fed), com a possibilidade de revisão dos estímulos monetários. O Ibovespa ignorou o dia de recuperação em Nova York, pressionado pelas ações de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que caíram mais de 1% cada.

No cenário corporativo, o destaque ficou com a aprovação da medida provisória de privatização da Eletrobras (ELET3). O texto foi aprovado ontem na Câmara dos Deputados e agora segue para análise no Senado Federal. Mesmo assim, os papéis ordinários da estatal elétrica afundaram 2,31%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“O mercado está batendo nas ações, já enxergando dificuldade nos próximos passos”, observou Murilo Breder, analista de renda variável da Easynvest. “[A MP] foi foi aprovada com alguns ‘jabutis’, emendas que mudam o texto, mas sem muita relação direta com o objetivo original da proposta. Isso pode dificultar o trâmite no Senado.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

De outro lado, o Banco Inter (BIDI11) avançou mais de 3% com o fechamento da parceria junto ao Banco ABC Brasil (ABCB4) voltada ao mercado de capitais.

Mas a dianteira foi da Unidas (LCAM3), que disparou 5,1% com a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a fusão com a Localiza (RENT3), a qual subiu 4,5% hoje.

Destaques corporativos

Soma-se a isso a desistência da Hapvida (HAPV3) de adquirir o Grupo Santa Filomena, de acordo com comunicado publicado nesta quinta-feira (20). O contrato de compra e venda havia sido fechado em setembro do ano passado.

“Diante da impossibilidade da conclusão de todas as condições precedentes previstas na proposta dentro do prazo, restou cancelar a operação de aquisição do Grupo Santa Filomena, composto por uma carteira de cerca de 6 mil beneficiários de planos de saúde concentrados na região de Rio Claro (SP) e pelo Hospital Santa Filomena”, disse a operadora de saúde.

A A Cielo (CIEL3) também foi destaque do dia, com a renúncia do CEO Paulo Rogério Caffarelli. Diante disso, Gustavo Henrique Santos de Sousa ocupará sua posição.

“Notícia negativa em um primeiro momento, mas o mercado enxergou pelo lado do ‘copo meio cheio’, com a possibilidade de chegar alguém novo no comando para fazer diferente”, avaliou Murilo Breder.

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta com uma queda de 0,28% a 122.636,30 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião