Ibovespa abre em alta de 1,7% após acordo comercial entre China e EUA

O Ibovespa abre em alta nesta sexta-feira (8) com acordo comercial no radar.

Por volta das 10h30, o Ibovespa variava positivamente a 1,78%, alcançando 79.510,74 pontos. O mercado global está atento ao acordo das duas maiores economias do mundo.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais

Além disso, segue no radar do investidor:

  • Inflação tem maior queda desde 1998
  • Brasil ultrapassa 9 mil mortes pela covid-19

EUA e China

Os Estados Unidos e a China se comprometeram a criar condições favoráveis para a fase 1 do acordo comercial. Os negociadores dos países se conversaram nesta sexta-feira (8) por meio de uma ligação telefônica, conforme foi divulgado na agência de notícias estatal chinesa “Xinhua”.

A ligação ocorreu entre o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, e o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, e com secretário do Tesouro americano, Steve Mnunchin.

Após quase dois anos da disputa comercial, o acordo preliminar foi anunciado em janeiro deste ano. O tratado consiste na suspensão de aumento de tarifas por parte de Washington, e Pequim intensificaria as compras de produtos norte-americanos em US$ 200 bilhões.

Inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril foi de -0,31%, enquanto a taxa registrada em março foi de 0,07%. Esta é a menor variação mensal para o IPCA desde agosto de 1998, quando o indicador apresentou uma variação negativa de 0,51%.

Em 2020, a inflação acumula alta de 0,22% e, nos últimos doze meses, de 2,40%. O resultado fica baixo dos 3,30% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em abril do ano passado, a taxa havia ficado em 0,57%.

Dentre os grupos e produtos da pesquisa do mês passado, seis apresentaram deflação em abril e o maior impacto negativo do mês foi do grupo Transportes, com -2,66%. A segunda contribuição negativa mais intensa veio dos Artigos de residência (-1,37%), o qual a queda foi mais acentuada que março, quando a deflação há havia sido de -1,08%.

Coronavírus no Brasil

O Brasil ultrapassou a marca dos 9 mil mortos pelo novo coronavírus (covid-19), segundo os dados divulgados na última quinta-feira (7), pelo Ministério de Saúde. O número de casos confirmados subiu para 135.106.

Pela primeira vez, o estado do Rio de Janeiro ultrapassou São Paulo, atual epicentro do país, e registrou o mair número de mortes em 24 horas. Foram 189 novas mortes confirmadas na quinta, Já SP registrou 161 óbitos no mesmo período.

Maiores baixas e altas do Ibovespa

Última cotação

Na última sessão, quinta-feira, o Ibovespa encerrou em queda de 1,2%, a 78.118,57 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião