Lanternas do Ibovespa: Veja as 10 ações que mais caíram em 2021

O Ibovespa, do começo do ano até hoje, se desvalorizou 8,91%, mesmo com a marcação de novos recordes históricos de fechamento e o avanço do índice por um período curto, de março a maio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Na sua maioria, as ações de empresas que compõem o índice tiveram um desempenho negativo: 64, das 88 ações, encerram o ano em queda.

Entre os setores do Ibovespa que se destacaram negativamente, o que mais sofreu foi o setor de varejo.

O Índice de Consumo (ICON) –  indicador de desempenho dos “ativos de consumo cíclico, não cíclico e de saúde” – da B3 (B3SA3), por exemplo, se desvalorizou 24,37% desde janeiro.

Por isso, com o fim de ano chegando, relembre a seguir as dez ações que mais caíram este ano no Ibovespa.

  1. Lojas Americanas (LAME4): -77,62%
  2. Magazine Luiza (MGLU3): -75,15%
  3. Via (VIIA3): -69,43%
  4. Pão de Açúcar (PCAR3): -68,91%
  5. Americanas (AMER3): -58,67%
  6. Eztec (EZTC3): -52,96%
  7. Qualicorp (QUAL3): -51,06%
  8. Natura (NTCO3): -50,30%
  9. Cyrela (CYRE3): -47,46%
  10. IRB Brasil (IRBR3): -45,60%

Varejo reúne ações que mais caíram no Ibovespa, construção civil segue

Segundo Bruno Madruga, head de Renda Variável da Monte Bravo Investimentos, o setor de varejo foi impactado principalmente pelo cenário de aumento dos preços, diminuição do poder de consumo das famílias e avanço dos juros básicos.

Papéis que já foram destaques positivos no mercado, como Via, Magazine Luiza e Lojas Americanas, ficaram por baixo em 2021.

“Assim, fica mais difícil o consumidor ter acesso a crédito. E as expectativas menores para o crescimento do PIB brasileiro ano que vem, até por meio de dados recentes do varejo, começam a prejudicar muito o setor. Muito mesmo”, destacou Madruga.

Ele reforçou o impacto também para empresas de tecnologia e de ecommerce que compõem o Ibovespa.

Ao SUNO Notícias, o especialista disse que, com o aumento muito forte da inflação, o consumo das famílias está diminuindo em todos os segmentos.

“A expectativa que a gente tinha muito elevada para a Black Friday e para o Natal caiu drasticamente. As famílias focaram muito mais em consumir produtos de extrema necessidade e ter dinheiro para outros gastos que não o varejo em si”, reforçou.

Setor de construção também foi mal

Conforme lembrou Madruga, outro setor do Ibovespa que sofre com o aumento do custo do crédito – por causa dos juros elevados – é o setor imobiliário, com exemplos como a Eztec, a Cyrela e a MRV Engenharia (MRVE3), que, apesar de não aparecer no ranking, perdeu 37,94% do valor de mercado neste ano.

Apesar da queda, o especialista destaca que o movimento negativo das ações pode ter afastado os grandes investidores, o que tornaria os papéis baratos em comparação aos próximos períodos.

“Muitos fundos de investimentos estavam posicionados, principalmente os multimercado, e, com a elevação da taxa de juros, foram obrigados a desmontar as posições em virtude dos altos resgates que sofreram dos cotistas”, avalia Madruga sobre as ações.

Para o chefe de Renda Variável é importante lembrar que mais de 70% das empresas do Ibovespa que divulgaram resultados no terceiro trimestre tiveram desempenho acima da expectativa de consenso do mercado e, por isso, têm uma defasagem do valor negociado na Bolsa de Valores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Pedro Caramuru

Compartilhe sua opinião