Ibovespa 2021: Ativa eleva projeção para 138 mil pontos, acima da máxima histórica

A Ativa Investimentos revisou sua previsão para o Ibovespa em 2021, prevendo uma alta acima da máxima histórica, de 138 mil pontos até o fim do ano. A previsão é 10 mil pontos acima da anterior, que também superava o recorde da bolsa brasileira (125.076 pontos, registrados em 8 de janeiro de 2021).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

No último pregão, na terça-feira (25), o Ibovespa apresentou queda de 0,84% – ficando em 122.987 pontos – no fechamento, mas ainda segue próximo do recorde.

A estimativa otimista para o ano é justificada pelo recente fim da temporada de balanços, referente ao primeiro trimestre do ano.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“As empresas entregaram bons resultados e, em sua maioria, em linha com o esperado com poucas empresas vindo pior que o esperado. Destacamos os setores de Mineração e Siderurgia e Bancos como os principais destaques de resultados positivos e acima do esperado”, diz o relatório da ativa, divulgado na segunda-feira (24).

A previsão da XP Investimentos, datada do dia 30 de abril, também entoa as perspectivas positivas, com uma previsão de um recorde ainda maior, de 145 mil pontos até o fim do ano.

O “Raio-XP da Bolsa” também destaca as commodities – com destaque para o minério de ferro, que teve preço recorde ainda no começo de maio – como grandes responsáveis pela perspectiva positiva.

“A recuperação da economia doméstica, e o cenário externo favorável com a manutenção dos estímulos beneficiando as empresas exportadoras e atreladas à commodities, reforçam nossa visão. Nesse cenário, estamos revisando o preço-alvo do Ibovespa para 145.000 pontos, de 135.000 pontos anteriormente”, diz a XP, em seu prognóstico.

Ao fim da temporada de resultados, a corretora citou que 44% dos balanços do primeiro trimestre de 2021 ficaram acima das expectativas, ao passo que 33% ficaram alinhados com o previsto e 23% decepcionaram.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Assim como boa parte das demais corretoras, ressaltou que o otimismo prevalece mesmo em meio a um cenário macroeconômico e político “desafiador”, as incertezas com relação à pandemia, à inflação e com as taxas de juros que devem subir nos próximos meses.

Junto com o Ibovespa, cenário “macro” também possui otimismo à frente

A atividade econômica, segundo dados recentes do Itaú Unibanco (ITUB4) já está no mesmo nível pré-pandemia. A afirmação foi dada pelos economistas do banco com base no Indicador Diário de Atividade (IDAT), feito pela própria instituição.

Apesar de não exibir dados tão otimistas quando o Caged, o IDAT reúne dados com uma frequência maior, e bateu os 100 pontos pela primeira vez no começo de maio.

O banco também previu um futuro ainda otimista e estável para as commodities, fator que influenciou fortemente a escalada do Ibovespa. “Não mencionamos isso, mas por ora, podemos ter commodities com preços sustentáveis, mas não achamos que estamos em um superciclo de commodities”, disse Mario Mesquita, economista-chefe do Itaú Unibanco.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião