IBM vai abrir centro de tecnologia no Brasil em parceria com a Fapesp

A IBM anunciou nesta terça (12) que vai abrir um centro de pesquisa em inteligência artificial no Brasil. O projeto será feito em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O valor dos investimentos também foi revelado: US$ 20 milhões em dez anos, metade dos quais será dividido entre a IBM e a Fapesp. A estimativa é de que cada uma aplique até US$ 500 mil por ano. Outras universidades que vierem a fazer parte do projeto arcarão com o restante do valor.

Saiba mais: Microsoft anuncia Tânia Cosentino como nova presidente no Brasil

Saiba mais: IBM produz primeiro computador quântico para fins comerciais

Ativos e mão-de-obra estão inclusas no valor dos investimentos, além dos recursos financeiros. A chamada para a seleção será aberta nesta semana e seu prazo se estenderá até 15 de abril.

O novo centro tecnológico será erguido dentro da universidade selecionada. As pesquisas se darão para segmentos como recursos naturais, agronegócio, meio ambiente, finanças e saúde. Os trabalhos serão focados no desenvolvimento de:

  • Algoritmos avançados de inteligência artificial que expandam a capacidade da máquina;
  • Aplicações industriais de inteligência artificial;
  • Sistemas de inteligência artificial com alto nível de raciocínio para aprimorar a capacidade de tomada de decisão;
  • Sistemas que sejam capazes de ler, processar, conversar e falar em português;
  • Aplicações que possam garantir benefícios econômicos e sociais para pessoas, países e empresas.

Saiba mais: Amazon ultrapassa Microsoft como empresa mais valiosa

“Pretendemos trabalhar em uma colaboração ainda maior com pesquisadores de todo o mundo, promovendo transferência de conhecimento para a solução de problemas atuais e relevantes da nossa sociedade”, disse o diretor da IBM Research Brasil, Ulisses Mello, em comunicado oficial. O centro será o primeiro da América Latina a integrar o IBM IA Horizons Network. Trata-se de uma rede criada em 2016 pela empresa americana para promover parcerias entre universidades e pesquisadores da IBM e desenvolver tecnologia.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião