GM e Honda fazem acordo para desenvolver veículos na América do Norte

As empresas automotivas Honda e General Motors divulgaram nesta quinta-feira (3) sua nova parceria para desenvolverem em conjunto veículos na América do Norte. O acordo presume que as plataformas de automóveis  sejam compartilhadas e novos modelos e pesquisas sejam realizadas por ambas conjuntamente.

A expectativa é de que as discussões sobre os novos projetos  iniciem “imediatamente”, enquanto o trabalho de engenharia deve iniciar no próximo ano, anunciaram as empresas de veículos.

Segundo o presidente da General Motors, Mark Reuss, o novo acordo deve trazer benefícios às duas partes.

“Esta aliança ajudará as duas empresas a acelerar o investimento em futuras inovações em mobilidade, disponibilizando recursos adicionais. Dado nosso forte histórico de colaboração, as empresas perceberam sinergias significativas no desenvolvimento do portfólio atual de veículos”, disse Reuss. “Ambas as empresas têm uma abordagem única em cada região do mundo e discutiremos se e como aproveitá-las para benefício mútuo”, concluiu.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O acordo de compartilhamento de plataformas não irá alterar as vendas das marcas, que continuarão sendo feitas separadamente.

“Por meio dessa nova aliança com a GM, podemos alcançar eficiências de custo substanciais na América do Norte, o que nos permitirá investir em tecnologia de mobilidade futura, enquanto mantemos nossas próprias ofertas de produtos distintos e competitivos”, afirmou o vice-presidente executivo da Honda, Seiji Kuraishi.

O objetivo da parceria é de adquirir materiais, logística e estratégias de localização conjunta e também ter uma redução de gastos.

“Isso permitirá que a GM e a Honda façam maiores investimentos em tecnologias avançadas e de próxima geração”, revelaram as duas automotivas.

Vale ressaltar que não é a primeira vez que as empresas fazem um acordo, no mês de abril do ano passado ambas assinaram um contrato que previa a utilização da plataforma da GM para o desenvolvimento em conjunto de dois veículos elétricos para a Honda.

Venda de veículos novos avança 5,1% em agosto frente a julho, aponta Fenabrave

Os licenciamentos de veículos, como carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil tiveram alta de 5,1% em agosto em relação ao mês de julho, somando 183.383 unidades. Os dados foram publicados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) no dia 2 de agosto desse ano. Na comparação com o mesmo período do ano passado, entretanto, foi registrada uma queda de 24,52% nos licenciamentos.

O resultado positivo mostra que o mercado permanece se recuperando após o choque da pandemia de coronavírus (Covid-19), porém o ritmo de crescimento ainda é mais lento do que o anterior a crise.

Saiba Mais: Venda de veículos novos avança 5,1% em agosto frente a julho, aponta Fenabrave

Em agosto, o segmento de motocicletas, que geralmente é mais sensível a crises, teve alta de 12,71% nos licenciamentos em relação ao mês anterior, com 95.998 unidades emplacadas, segundo dados da Fenabrave. Em relação ao ano passado, entretanto, o segmento cresceu 8,29%.

Enquanto no mês de julho foram 174.498 emplacamentos de veículos, uma queda de 28,4% em relação ao mesmo período do ano passado, informou a Fenabrave. A entidade também destacou que pode haver uma queda de 36,4% nas vendas de veículos novos em 2020, desconsiderando motocicletas e implementos rodoviários. Assim, no total seriam 1,77 milhão de unidades vendidas no ano. Vale destacar que antes da pandemia de coronavírus chegar ao Brasil, o mercado estimava que haveria um crescimento de aproximadamente 10% nas vendas de automóveis neste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

 

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião