Galípolo é confirmado como ‘número dois’ do Ministério da Fazenda por Haddad

Fernando Haddad (PT), futuro Ministro da Fazenda do Brasil, confirmou o nome de Gabriel Galípolo como o novo secretário-executivo do Ministério da Fazenda – o primeiro cargo da pasta logo após o do próprio ministro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A confirmação de Galípolo para assumir o cargo foi feita por Haddad em rápida conversa com jornalistas na saída da sede do Banco Central, em Brasília.

Sim, confirmo”, disse Haddad, ao ser questionado pela imprensa sobre a indicação do economista.

O futuro Ministro da Fazenda estava conversando, na ocasião, com o atual chefe da pasta, Paulo Guedes.

Galípolo é economista, ex-presidente do Banco Fator e atuou na campanha como interlocutor entre a chapa de Lula (PT), agora presidente eleito, e o mercado financeiro.

Desde então, vinha sendo cotado para compor a equipe econômica antes mesmo de Haddad ganhar força como indicado a chefe da Fazenda.

No fim de novembro, em evento organizado pelo Esfera Brasil, o economista avaliou que o teto de gastos já deixou de servir como âncora fiscal no Brasil.

“A gente já passou do funeral, já está para a missa de sétimo dia da regra fiscal”, ironizou.

Na ocasião, ele também defendeu a necessidade de uma discussão transparente sobre o Orçamento, pautada na qualidade da arrecadação e do gasto. Ele criticou o orçamento secreto, devido à falta de transparência do mecanismo.

Durante o governo de transição, Galípolo fez parte do grupo temático da área de Infraestrutura. O economista já trabalhou com o BNDES na estruturação financeira da privatização da Cedae, um marco no programa de saneamento. É especialista em instrumentos financeiros de política de crédito em articulação do público e privado para projetos de longa duração.

Inicialmente, seu nome era mais citado em conversas justamente para a presidência do BNDES, que pode parar nas mãos do ex-ministro petista Aloizio Mercadante, sob o guarda-chuva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Galípolo acompanha Haddad em conversa com Guedes

Haddad também disse que a reunião com o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, “foi ótima”.

Os dois almoçaram no BC.

Além disso, o ex-prefeito de São Paulo se reuniu a portas fechadas por 30 minutos nesta terça (13) com Guedes, dialogando com secretários especiais e chefes de assessorias especiais do Ministério da Economia.

Nesta primeira reunião, Haddad quer saber quais são os projetos de cada secretaria. Segundo ele, os programas aderentes ao programa de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, terão continuidade.

Gabriel Galípolo acompanhou Haddad na ocasião, assim como Laio Correia Moraes.

Haddad fará coletiva às 18h30, o futuro ministro dará a primeira coletiva após ser anunciado no cargo.

A expectativa é do anúncio oficial de Galípolo e de mais dois ou três nomes que integrarão o Ministério da Fazenda.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião