Haddad cogita Marcos Cruz para Secretaria de Política Econômica, diz jornal

Após ser confirmado no Ministério da Fazenda, Fernando Haddad já estaria começando a compor sua equipe econômica. De acordo com informações do jornalista Lauro Jardim, de O Globo, entre os nomes está Marcos Cruz, economista que foi seu secretário de Finanças na prefeitura de São Paulo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-Banner-Home-2.png

Segundo o jornalista, Cruz provavelmente irá para a Secretaria de Política Econômica. Além dele, o futuro ministro da Fazenda já teria iniciado a conversa com outros nomes.

Jardim aponta Bernard Appy, ex-secretário de Política Econômica no governo Lula. Ele poderá comandar o time que vai propor o projeto de reforma tributária.

A expectativa é de que, até o meio da semana que vem, parte da equipe de Haddad seja anunciada. Especula-se que ao menos os comandantes das secretarias Executiva, do Tesouro e de Política Econômica sejam anunciados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Haddad: “Política fiscal será anunciada em 2023”

Fernando Haddad afirmou que o novo arcabouço fiscal será apresentado em 2023, política que substituirá o atual teto de gastos. Nesta sexta (9), o indicado por Lula ao Ministério da Fazenda afirmou que pretende receber propostas de diversos especialistas sobre a próxima regra fiscal do país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

“Pretendo receber propostas, claro, e não só da transição. Vou ouvir técnicos do Tesouro, a academia, os economistas em que eu confio”, destacou Haddad após o anúncio oficial da indicação de Lula ao Ministério da Fazenda.

“A reforma tributária pode ser junto [do novo arcabouço fiscal], não tem problema. O importante é ter uma agenda para 2023 forte, recuperar os acordos internacionais, que estão parados, especialmente o da União Europeia“, complementou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Na conversa com jornalistas, o candidato derrotado ao Governo de São Paulo e ex-prefeito da capital contou que ainda não fez convites formais para a sua equipe, mas que já “sondou muita gente”. O futuro ministro também entregou qual resposta diria para quem teme que ele seja “gastador” enquanto comanda a política econômica brasileira:

Fui o primeiro prefeito a conseguir grau de investimento do Pais. Se você não olhar para a trajetória da pessoa, vai cair em fake news. Para que mais fake news?

Para Fernando Haddad, o arcabouço fiscal, a reforma tributária e o acordo com a União Europeia são os “três grandes movimentos” para 2023.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Janize Colaço

Compartilhe sua opinião