Guerra comercial tem nova trégua após encontro entre Trump e Xi

Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram o esperado encontro neste sábado (29) durante a cúpula do G20. Na reunião, os mandatários concordaram com uma nova trégua na guerra comercial. As informações são da agência “Ansa”.

A China e os EUA também concordaram com o retorno das negociações. Assim, demonstram engajamento para que as nações cheguem a um acordo e encerrem a guerra comercial. A nova trégua não tem período definido.

A reunião durou cerca de 80 minutos em Osaka, no Japão, na 14ª cúpula do G20. Esta é a segunda trégua acordada entre os países.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Tivemos uma ótima reunião com o presidente chinês, Xi […]. Diria que foi excelente. Voltamos a um bom caminho”, disse o mandatário dos EUA.

“Por enquanto, não haverá novos aumentos de impostos, mas as negociações serão retomadas”, afirmou Trump. Em adendo, o mandatário também liberou a Huawei, gigante chinesa de tecnologia, para comprar de fornecedores norte-americanos “onde não houver grandes problemas com a segurança nacional”.

Conforme a agência “Xinhua”, a retomada das negociações será  “sobre a base da igualdade e do respeito mútuo”.

Saiba mais – G20: Encontro de Trump e Xi Jinping é o mais esperado da reunião

Huawei e a guerra comercial

A Huawei entrou na “lista negra” de Trump, como uma empresa que possivelmente estaria ligada à espionagem. Isto devido ao trabalho de implantação da rede 5G e de seus contratos com empresas do Irã.

Deste modo, a Huawei teve os negócios com o Google suspensos. O buscador do Grupo Alphabet fornecia o uso de seu sistema operacional Android para smartphones da Huawei. Após a quebra da relação, a Huawei decidiu desenvolver o próprio sistema.

Por conta da suspeita de que a Huawei estaria realizando serviços de espionagem nos Estados Unidos, a filha do fundador da chinesa Ren Zhengfei, e também CFO da gigante, Meng Wanzhou, foi presa no Canadá em 5 de dezembro de 2018.

Assim teve início um conflito diplomático entre EUA e China.

Saiba mais – Google suspende negócios com Huawei após lista negra de Trump

História entre as nações

No início da reunião, Xi comentou com Trump que ambos estavam sentados perto do local onde 48 anos atrás atletas chineses e norte-americanos se enfrentaram no tênis de mesa e abriram a porta para a “diplomacia do ping-pong” entre as duas potências.

Antes da reunião entre Trump e Xi

Antes do encontro, Trump declarou que “seria histórico se pudéssemos alcançar um acordo comercial justo”. E completou que estava “totalmente aberto a isto”. Por sua vez, Xi opinou que “o diálogo” é preferível à “confrontação”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, o presidente dos EUA manteve postura otimista antes da reunião, dizendo que esperava que a mesma fosse “produtiva”. Alinhado com Trump, Xi também mostrou postura semelhante, e alegou que esperava “resultados positivos”, contanto que Washington entendesse as “preocupações legítimas” de Pequim.

Guerra comercial em 2019

A primeira trégua estabelecida entre a China e os EUA ocorreu na 13ª cúpula do G20 em Buenos Aires, na Argentina. Em 1º de dezembro de 2018, os presidentes Trump e Xi definiram que não aplicariam tarifas alfandegárias sobre a importação do país oposto pelo período de 90 dias.

A trégua foi cumprida, e teve fim em 1º de março deste ano. Assim, no início de maio, Trump voltou a ameaçar a China com novas taxas sobre a importação de produtos de alta tecnologia, por conta das dificuldades em se chegar em um acordo comercial com o país asiático.

Saiba mais – Trump eleva tarifas em US$ 200 bilhões; China afirma retaliar 

Em 10 de maio, a ameaça foi cumprida. E Trump elevou as tarifas alfandegárias de 10% para 25% sobre cerca de US$ 200 bilhões de produtos importados chineses.

Como retaliação, e dando gás à guerra comercial, a China impôs taxas de 20% a 25% sobre US% 60 bilhões da importação norte-americana, três dias depois.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião