Governo anula taxa sobre leite europeu que beneficia produtores nacionais

O governo de Jair Bolsonaro anulou na última quarta (6) tarifas antidumping sobre a importação de leite em pó, desnatado e integral vindo da União Europeia e Nova Zelândia. A medida provocou protestos dos produtores nacionais. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, por meio de um circular do Ministério da Economia.

As tarifas de 14,8% sobre o leite europeu e de 3,8% sobre o leite neozelandês importados existiam desde 2001. Elas tinham a finalidade de proteger os produtores brasileiros e garantir preços estáveis no mercado nacional.

Saiba mais: Agronegócio reprova decisão de suspender ações ligadas à tabela de frete

Segundo o Ministério da Agricultura, entretanto, a taxação é uma medida temporária, apesar de reconhecer a eficácia para a rentabilidade do setor leiteiro nacional. “É preciso trabalhar em ações para reestruturar a cadeia produtiva do País”, informou a pasta.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) não poupou críticas, classificando a medida como “absurda”. A entidade afirmou que o leite europeu é “altamente subsidiado” e que “vai impactar duramente o preço do leite nacional, que já sofre com preços baixos”.

Saiba mais: B3: Vale deixará de integrar índice de sustentabilidade

“Teremos consequências imediatas junto aos nossos produtores, como prejuízos na produção, desemprego, perda de renda dívidas”, disse Antoninho Rovaris, secretário de Política Agrícola da Contag.

O ministério informou que não será possível repor a tarifa de imediato, mas afirmou que já estuda meios de atenuar o impacto da retirada do subsídio aos produtores nacionais. Segundo a pasta, a medida de retirada das tarifas começou a ser analisada ainda no governo de Michel Temer. “O Ministério da Agricultura reconhece o problema e trabalha considerando a sensibilidade do setor leiteiro, de grande importância social e econômica para o Brasil”, afirmou em nota.

O ministério informou também que 1,2 milhão de estabelecimentos rurais produzem leite no Brasil e que pequenas propriedades rurais (até 50 hectares) são responsáveis por 51% do produto líquido comercializado no campo.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião