“Há indícios de desaceleração global”, diz vice-presidente do Fed

Richard Clarida, vice-presidente do Fed– o banco central americano –, declarou nesta sexta-feira que há “indicadores de desaceleração do crescimento no mundo” e que a fraca expansão global será aferida pelo banco central americano na tentativa de normalizar a política de juros.

“Temos que levar em conta a economia global e há algumas evidências de desaceleração”, disse o vice-presidente do Fed em entrevista ao canal CNBC. Nomeado pelo presidente Donald Trump, o mandatário do FED também ofereceu uma opinião voltada ao alargamento monetário sobre as principais características da provável elevação da taxa de juros em dezembro, a quarta alta do ano.

Clarida não concordou, no entanto, com a noção de que o banco federal americano está subindo os juros muito rapidamente – uma crítica repetida diversas vezes pelo presidente americano. Clarida demonstrou recuo em seus comentários sobre declarações que o presidente do FED, Jerome Powell, fez algumas semanas atrás, quando disse que o juro real está distante de um ponto neutro (aquele que não retrai nem estimula a economia). Para o vice, a taxa está “se aproximando” desse patamar.

O vice-presidente do Fed ainda destacou também a força da economia americana e do mercado de trabalho em particular.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião