Ex-funcionários da Tesla (TSL34) processam Elon Musk por demissão em massa sem aviso prévio

Ex-funcionários da Tesla (TSLA34), do bilionário Elon Musk, processam a empresa por demissão em massa sem aviso prévio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

De acordo com a agência de notícias Reuters, os ex-funcionários, John Lynch e Daxton Hartsfield argumentam que a Tesla violou uma lei federal dos Estados Unidos ao promover a demissão em massa sem terem mandado aviso prévio dos cortes.

Os funcionários da Tesla foram demitidos em 10 e 15 de junho e eles disseram à agência que os cortes atingiram 500 trabalhadores da fábrica de Sparks, cidade do Estado de Nevada.

Nos EUA existe uma lei que exige um período de aviso prévio de no mínimo 60 dias. Com isso, Lynch e Hartsfield tem o objetivo de obter uma remuneração ou benefícios por não ter sido cumprido a lei federal.

“É muito chocante que a Tesla tenha violado descadaramente a lei trabalhista federal, despedindo tantos trabalhadores sem fornecer o aviso necessário”, disse a advogada que representa os trabalhadores à Reuters.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Em resposta, Elon Musk considerou o processo como “banal” e disse que o “processo judicial preventivo não tem valor”.

No início de junho, segundo a agência, foi enviado um e-mail interno pelo CEO da Tesla em que revelou um “mau pressentimento” sobre a economia e avisou que serão eliminados 10% dos postos de trabalho.

Além disso, Musk informou no e-mail que a construtora de carros elétricos iria interromper as contratações em todo o mundo.

No entanto, após a publicação da reportagem da agência, Elon Musk afirmou em postagem no Twitter (TWTR34) que o número de funcionários da companhia vai aumentar nos próximos 12 meses.

“O número total de funcionários aumentará nos próximos 12 meses, mas o de assalariados deve ficar estável, em geral”, afirmou Musk.

Veja Também:

Elon Musk acaba com trabalho remoto na Tesla

Elon Musk não quer mais home office na Tesla. O dono da companhia determinou aos funcionários: “Trabalho remoto não é mais aceitável”. Quem não concordar, acrescentou ele, pode pedir as contas.

Em e-mail, o CEO da Tesla escreveu: “Qualquer um que quiser trabalhar remotamente precisa estar no escritório por no mínimo — e, reforço, ‘no mínimo’ — 40 horas por semana ou pode ir embora da Tesla. Isso é menos do que pedimos aos trabalhadores da fábrica.”

Musk ressaltou que o escritório precisa ser “um dos lugares principais da Tesla, não uma filial remota que não está relacionada às tarefas do funcionário –  como o responsável pelo RH da fábrica de Fremont ter vontade de trabalhar em uma filial que fica em outro estado”.

O bilionário não confirmou a veracidade do e-mail, mas respondeu um seguidor em redes sociais que pediu um comentário a respeito da demanda, dizendo que trabalho presencial é um conceito antiquado.

A publicação continha uma imagem com o suposto e-mail. “Essas pessoas deviam fingir que trabalham em outro lugar”, disse o CEO da Tesla.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião