Ford e Volkswagen anunciam aliança global

As montadoras Ford e Volkswagen anunciaram nesta terça-feira (15) durante o Salão do Automóvel de Detroit, uma aliança global para a fabricação e venda de veículos.

O objetivo principal da celebração do acordo envolvendo a alemã Volkswagen e a americana Ford é conter despesas e aumentar a parceria na fabricação e desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos.

Veja mais: Ford e Volkswagen cancelam anúncio sobre aliança

Além disso, as montadoras desejam cooperar na produção de vans e outros veículos comerciais. Entre eles, a plataforma de picape média Ranger, da Ford. O modelo seria compartilhado com a Volkswagen. Enquanto isso, a montadora alemã desenvolveria uma van para o ambiente urbano que poderia ser montada pela Ford, na Turquia.

As tratativas entre as duas empresas se iniciaram em maio de 2017. De acordo com as montadoras, a parceria vai se iniciar em 2022. No entanto, não há intenção de qualquer fusão ou participação acionária conjunta.

Nas próximas semanas, a Ford divulgará novas informações a respeito das consequências da aliança para as suas operações.  De acordo com o presidente-executivo da companhia, Jim Hackett, não há previsão de demissões ocasionadas pela nova parceria.

Grande aposta

A aliança entre as montadoras vem em um momento de queda nas vendas de veículos na China e nos Estados Unidos, dois dos maiores mercados do setor automotivo.

Além disso, a ascensão de um novo mercado sustentável tem pressionado as montadoras a apresentarem modelos de veículos elétricos e com novas tecnologias menos poluentes.

Para o presidente-executivo da Ford, Jim Hackett, a aliança entre as companhias é a grande questão do futuro. Hackett assumiu o comando da montadora americana, em 2017, com o objetivo de acelerar o processo decisório da empresa.

Saiba mais: Volkswagen pode enfrentar recall de mais veículos devido às emissões

A Ford anunciou na semana passada que vai fechar fábricas, cortar milhares de empregos e descontinuar a produção de veículos que geram prejuízos nas vendas. O objetivo da estratégia é recuperar a lucratividade das operações do grupo na Europa.

Porém, alguns analistas e investidores têm se mostrado desapontados com os preços das ações da Ford. Avaliam também que faltam mais detalhes referentes ao plano de US$ 11 bilhões de Hackett com o objetivo de reestruturar a montadora americana. Nesse cenário, a aliança com a Volkswagen ganha grande importância.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião