Ferrari paga bônus de competitividade de R$ 50 mil para cada funcionário

A Ferrari anunciou neste domingo (7) o pagamento de um bônus de competitividade de 7.526,14 euros (cerca de R$ 50 mil) para cada funcionário.

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A decisão da Ferrari chega após a divulgação do resultado de 2020, que registrou um lucro líquido superior a 600 milhões de euros.

Um resultado positivo, inferior ao de 2019 mas acima das expectativas, graças a um quarto trimestre recorde, onde a montadora de luxo italiana obteve um lucro de 263 milhões de euros, aumento de 58% em relação a 2019.

A montadora italiana produziu 9.119 carros, e o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 1,143 bilhão de euros.

Por isso, vai pagar um bônus para os trabalhadores que contribuíram para conquistar esse resultado.

Além disso, os funcionários da Ferrari poderão obter um extra de 500 euros, após a negociação do novo contrato com os sindicatos.

Bônus não vai contar faltas provocadas pelo coronavírus

O bônus não contabiliza o período de interrupção dos trabalhos nas fábricas italianas por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), que paralisou a produção entre os dias 16 de março e 4 de maio de 2020.

Nessas sete semanas, os funcionários cujo trabalho era incompatível com o home office receberam seus salário regular.

A Ferrari também não vai contabilizar como faltas os dias em que funcionários não foram trabalhar por causa de eventos ligados à pandemia, como por exemplo contágios de membros da família.

O número de funcionários da Ferrari continua crescendo.

Em 2020 tinham aumentado de 6,3%, chegando a 4.500 no mundo inteiro, a maioria nas fábricas da Itália. E em 2021 está prevista a contratação de 50 novos empregados na fábrica de Maranello.

Ferrari e o bem estar dos seus funcionários

No ano passado a Ferrari lançou um programa de segurança no trabalho para fazer frente à epidemia. O projeto “Back on Track” tem o objetivo de promover o bem-estar psicofísico dos colaboradores durante o período do coronavírus.

A empresa foi uma das primeiras a oferecer aos trabalhadores e suas famílias testes sorológicos de forma voluntária, realizando mais de 25.000 análises, e testes rápidos.

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Durante 2020 a Ferrari ministrou mais de 63 mil horas de treinamento aos seus funcionários, em grande parte remotamente, um aumento de cerca de 11% em relação às 57.000 horas de 2019.

E, apesar das dificuldades, no ano passado a Ferrari organizou um centro de veraneio para mais de 330 filhos de colaboradores, além de fornecer 57 bolsas de estudo para os alunos mais esforçados.

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Carlo Cauti

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