Fed diz que recuperação não é completa e que continua monitorando bancos

O Federal Reserve (Fed) publicou nesta sexta-feira (30) seu Relatório de Supervisão e Regulação, publicação semestral na qual informa sobre seu trabalho para promover a segurança e a solidez do setor bancário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

No documento, o Fed nota que a recuperação após o choque da covid-19 “não é completa”. “Diante disso, o Federal Reserve continua a monitorar de perto a exposição de riscos dos bancos, o desempenho de crédito e as operações”, afirma.

O Banco Central americano avalia que o sistema bancário dos EUA tem mostrado resistir aos choques, e considera que as posições de capital e liquidez das instituições financeiras “seguem robustas”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo a autoridade monetária, os bancos entraram na pandemia com “posições de capital e liquidez fortes”, o que permitiu enfrentarem a situação. No último ano, a liquidez bancária também aumentou, com um “crescimento forte nos depósitos”.

De acordo com o Fed, a lucratividade dos bancos retornou em sua maioria aos níveis pré-covid-19. O BC também destaca o papel importante das instituições no Programa de Proteção à Folha de Pagamentos (PPP, na sigla em inglês), mas destaca que o crescimento dos empréstimos pelos bancos “tem sido lento”, para além dos empréstimos no âmbito do PPP.

Taxa de juros nos EUA

Os integrantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve  decidiram na última quarta-feira (28) manter a taxa de juros  na faixa entre 0% e 0,25% ao ano.

O Federal Reserve também decidiu manter a taxa de desconto em 0,25% e a taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER, na sigla em inglês) em 0,10%.

De acordo com comunicado, o Fed decidiu manter a taxa de juros nos Estados Unidos e as compras de títulos mensais, apesar de reconhecer que a economia está em aceleração no país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião