EUA: Fed mantém taxa de juros entre 0% e 0,25% ao ano

Os integrantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) decidiram nesta quarta-feira (28) manter a taxa de juros  na faixa entre 0% e 0,25% ao ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O Fed também decidiu manter a taxa de desconto em 0,25% e a taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER, na sigla em inglês) em 0,10%.

De acordo com comunicado, o Federal Reserve decidiu manter a taxa de juros nos Estados Unidos e as compras de títulos mensais, apesar de reconhecer que a economia está em aceleração no país.

Os esforços para combater a pandemia do coronavírus (Covid-19) ajudaram a impulsionar a economia norte-americana, contudo, ainda há mais que precise ser feito, conforme informou a autoridade monetária.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Em meio ao progresso nas vacinações e forte apoio às políticas, os indicadores de atividade econômica e de emprego se fortaleceram”.

“Os setores mais afetados pela pandemia continuam fracos, mas mostraram melhorias”, diz em nota. “A inflação subiu, refletindo em grande parte fatores transitórios. As condições financeiras gerais permanecem acomodatícias, em parte refletindo medidas de política para apoiar a economia e o fluxo de crédito para famílias e empresas dos EUA”.

Todavia, mesmo com o otimismo, o banco central americano informou também que o avanço da economia ainda depende do curso da pandemia.

“A atual crise de saúde pública continua pesando sobre a economia, e os riscos para as perspectivas econômicas permanecem”, de acordo com o comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo Federal Reserve.

EUA estão entrando em período de rápido crescimento e criação de emprego, diz Fed

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou neste mês que os Estados Unidos estão entrando em um período de rápido crescimento e criação de empregos.

Durante um evento virtual do Clube Econômico de Washington, o dirigente do Fed voltou a dizer que a economia está em um “ponto de inflexão”.

No entanto, o líder do banco central americano alertou para a possibilidade de haver uma nova onda da pandemia, com aumento de infecções, devido às novas variantes do coronavírus, que se disseminam mais rápido. “Os riscos ainda permanecem”, declarou.

Ao ser questionado sobre o impacto da expansão fiscal do governo Joe Biden na inflação, Powell respondeu que os dirigentes da autoridade monetária “não dão conselhos” ao Congresso e ao governo.

De acordo com o presidente do Fed, o nível atual da dívida pública americana é “bastante sustentável” e a rolagem pode ser feita. No entanto, ele alertou para a trajetória da dívida no longo prazo, que ele classifica como “insustentável”.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião