Fed não terá ‘limite ou ponto de parada’ para subir juros, diz Powell

O Federal Reserve, o Fed, Banco Central Americano, deve utilizar suas ferramentas com intensidade, segundo discurso do presidente da autoridade monetária, Jerome Powell, nesta sexta (26). “Não há um ponto para parar ou pausar”, disse, sobre os juros dos Estados Unidos, em atuais 2,25%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A fala do presidente do Fed ocorre no Simpósio de Jackson Hole, em Wyoming, e tem sido aguardada pelo mercado desde o início do evento, na quinta (25). Você pode ler o discurso na íntegra aqui.

O discurso vem após a escalada dos juros dos Estados Unidos, em uma postura mais hawkish por parte da autoridade monetária – que, por sua vez, visa combater uma inflação que quebrou o recorde dos últimos 40 anos nas leituras recentes.

“Embora as taxas de juros estejam mais altas, o crescimento da economia em ritmo mais lento e as condições mais brandas do mercado de trabalho reduzam a inflação, o que também traz problemas para as famílias e empresas”, disse.

“Esses são os custos infelizes de subir os juros para reduzir a inflação. Mas uma falha em restaurar a estabilidade de preços significaria uma dor muito maior”, continuou.

Segundo o presidente do Fed, a meta de inflação dos EUA é de 2%, e a autoridade monetária deve tomar medidas drásticas e restritivas até que isso se concretize.

“No futuro, devemos restaurar a estabilidade de preços, o que provavelmente exigirá a manutenção de uma postura monetária restritiva por algum tempo. Os registros históricos advertem fortemente contra uma postura de afrouxamento prematuro da política monetária [postura dovish]”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

Powell falou o que o mercado não queria ver

Fabio Fares, especialista em análise macro da Quantzed, cita que o presidente da autoridade monetária dos EUA falou ‘o que o mercado não queria ver, mas o americano já via’.

“A gente vê dados melhorado em termos de inflação, de aumento de salário e outros indicadores que estão se estabilizando, ou seja, não estão piorando, mas sabemos que a inflação ainda está muito alta”, afirma.

“A gente vê no cenário macro, tanto no Brasil como nos EUA, que tem espaço para a inflação cair. O que o Powell falou no discurso é que vai continuar subindo juros até deixar a economia restritiva contraída e a inflação se direcionar para a meta de 2%”, segue.

Dirigente do Fed endossa manutenção de juros

Na sua fala em Jackson Hole, o Presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker defendeu que a instituição caminhe “de modo metódico para uma postura claramente restritiva” na política monetária.

Em entrevista à Bloomberg durante o simpósio, o banqueiro central citou que a autoridade monetária deve subir juros e que estes serão mantidos em nível relativamente alto por algum tempo. Contudo, não deu estimativas desse período.

Além disso, o dirigente do Fed argumentou que é positivo que o processo de aperto monetário ocorre em um contexto de ‘boa economia’, citando que o mercado de trabalho esta ‘incrivelmente forte’ nos EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião