EUA: Fed decide cortar taxa básica de juros em 0,25%

O Federal Reserve (Fed) decidiu cortar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (18). O Banco Central dos Estados Unidos deixou a taxa dos Fed Funds no intervalo entre 1,75% e 2%.

Este é o segundo corte realizado pelo Fed em menos de 60 dias. A decisão foi tomada pelos sete membros do comitê de política monetária do Banco Central dos EUA. Sendo eles:

  • Jerome Powell, presidente do Fed;
  • John Williams;
  • Michelle Bowman;
  • Lael Brainard;
  • Richard Clarida;
  • Charles Evans;
  • Randal Quarle.

O Fed afirmou que a economia dos Estados Unidos está caminhando no sentido certo, com a criação de empregos e a baixa inflação. Portanto, a autoridade monetária não deu sinais de mais cortes em um futuro próximo, como requisita o presidente norte-americano, Donald Trump.

“As informações recebidas desde que o Comitê Federal de Mercado Aberto se reuniu em julho indicam que o mercado de trabalho permanece forte e que a atividade econômica está subindo moderadamente. Os ganhos de emprego foram sólidos, em média, nos últimos meses, e a taxa de desemprego permaneceu baixa”, informa o banco central norte-americano.

Saiba mais: Fed fará o que for necessário para sustentar crescimento dos EUA, diz Powell

O FOMC salienta que a decisão foi tomada a luz dos resultados mais prováveis do rumo da economia norte-americana.

“Consistente com seu mandato estatutário, o Comitê procura promover o máximo emprego e estabilidade de preços. À luz das implicações dos desenvolvimentos globais para as perspectivas econômicas, bem como das pressões inflacionárias reduzidas, o Comitê decidiu reduzir a meta de alocação da taxa de fundos federais para 1-3 / 4 a 2%”, comunicou o Banco Central.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Contudo, o Fed afirmou que permanecerá monitorando as perspectivas internacionais e agirá conforme o apropriado para manter o crescimento da economia.

Trump pede corte de juros a zero ao Fed

No dia 11 de setembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer pedidos e atacar o Federal Reserve (Fed) em sua conta do Twitter. Desta vez, o mandatário pedia o corte da taxa de juros a zero, “ou menos”.

Saiba mais: Por que Trump quer que o Fed corte mais as taxas de juros

“Os EUA devem sempre pagar a taxa mais baixa. Sem inflação! É apenas a ingenuidade de Jay Powell e do Federal Reserve (Fed) que não nos permite fazer o que outros países já estão fazendo. Uma oportunidade única na vida que estamos perdendo por causa de “cabeças de vento”, afirmou Donald Trump.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião