Facebook critica Apple em anúncios de jornais nos EUA por práticas anticompetitivas

Nesta quarta-feira (16) os jornais americanos vieram com alguns anúncios um pouco diferentes. O Facebook (NASDAQ: FB) usou veículos de comunicação para criticar uma nova mudança de termos de privacidade da Apple (NASDAQ: AAPL).

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Segundo a empresa de Mark Zuckerberg, a mudança afetará milhares de pequenos comerciantes e se trata de algo feito por lucro, não por privacidade.

Além disso, o Facebook afirmou que a Apple utiliza a App Store para realizar práticas anticompetitivas, priorizando seus resultados em detrimento de pequenos desenvolvedores e empresas.

No anúncio, veiculado em jornais como The Washington Post, New York Times e The Wall Street Journal, o Facebook diz estar “lutando contra a Apple pelas pequenas empresas em todos os lugares”.

Em um blog, a rede social explica como a futura mudança no iOS 14 irá afetar a permissão de aplicativos em coletar dados para oferecer publicidades personalizadas. A próxima atualização da Apple para iPhone e iPad fará as plataformas instaladas pedirem de forma mais clara permissões para a coleta de dados dos usuários.

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A ação da Apple deve limitar a capacidade do Facebook em cruzar informações para oferecer anúncios personalizados aos seus usuários. A publicidade á principal fonte de renda da empresa de Zuckerberg.

“Anunciantes pequenos lucrarão 60% menos por dólar”, diz Facebook

“Sem anúncios personalizados, os dados do Facebook mostram que um anunciante médio pode ver um corte de 60% em suas vendas para cada dólar gasto”, diz as publicações nos jornais. O Facebook afirma ainda a decisão afetará a sua própria receita, mas que será devastadora apenas para empresas menores.

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A rede social reclama da atualização desde seu anúncio, em junho, acusando a Apple de estar interessada em tornar aplicativos gratuitos, capitalizados através do uso de anúncios, em pagos, para lucrar em sua plataforma de downloads, que cobra porcentagens das transações.

“Pagar por conteúdo pode ser bom para os ricos, mas muitas pessoas não tem espaço em seus orçamentos para arcar com esses despesas”, diz o vice-presidente da área de anúncios do Facebook, Dan Levy.

O Facebook vem reiterando a seus investidores que não será severamente impactado pela atualização. A Apple se recusou a comentar as acusações.

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Vitor Azevedo

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